Repositorio Dspace

A vida e o trabalho dos recicladores urbanos: uma proposta de educação e inclusão para além da geração de renda

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.author ROCHA, Vanessa Besestil da
dc.contributor.author CASTRO, Marta Luz Sisson de
dc.date.accessioned 2008-05-14T18:45:10Z
dc.date.available 2008-05-14T18:45:10Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation ROCHA, Vanessa Besestil. A vida e o trabalho dos recicladores urbanos: uma proposta de educação e inclusão para além da geração de renda. 2002. 166f. Mestrado (Dissertaçaõ em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Porto Alegre. Orientador(a): Vanessa Besestil da Rocha. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/374
dc.description Biblioteca PUC/RS en
dc.description.abstract Este estudo buscou analisar o projeto de jovens e adultos, intitulado "Educação dos Trabalhadores em Resíduos Sólidos Recicláveis - Projeto Galpão", realizado na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta (Porto Alegre, RS), buscando compreender sua proposta de trabalho, socializar seus sucessos e auxiliar na reconstrução e melhoria desta proposta, com o fim de contribuir para outros projetos de natureza semelhante. Trata-se de um estudo de caso etnográfico, amparado no paradigma construtivista, que utilizou a análise de conteúdo para estudar os dados coletados. Foram participantes da investigação ex-educadores e educadores atuais do projeto, educandos, trabalhadores do Galpão e membros das diversas parcerias que compõem o Projeto. Ao refletir sobre o Projeto, emergiram algumas questões que comprometem o trabalho no seu todo, como os significados atribuídos à educação pelos educandos e educadores, à prática em sala de aula, enquanto ação docente e discente que, em alguns momentos, vem de encontro à proposta metodológica deste Projeto, uma vez que existe ainda uma perspectiva tradicional da prática docente nem sempre compatível com os significados atribuídos à mesma pelos educadores. Os resultados indicam a necessidade de discutir o "Projeto Galpão" de forma mais ampla, principalmente, no que se refere à formação de educadores que repercute na dinâmica do trabalho. Sugerem também que mediante a intervenção do educador junto às diversas parcerias poderá ser desencadeado o processo das aprendizagens possíveis e prementes que emergiram da investigação, como a compreensão das relações entre escolarização - trabalho - saúde e meio ambiente. en
dc.format.extent 2511931 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO POPULAR en
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject ECONOMIA SOLIDÁRIA en
dc.title A vida e o trabalho dos recicladores urbanos: uma proposta de educação e inclusão para além da geração de renda en
dc.type Thesis en


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto