Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | ROCHA, Vanessa Besestil da | |
dc.contributor.author | CASTRO, Marta Luz Sisson de | |
dc.date.accessioned | 2008-05-14T18:45:10Z | |
dc.date.available | 2008-05-14T18:45:10Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Vanessa Besestil. A vida e o trabalho dos recicladores urbanos: uma proposta de educação e inclusão para além da geração de renda. 2002. 166f. Mestrado (Dissertaçaõ em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Porto Alegre. Orientador(a): Vanessa Besestil da Rocha. | en |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/374 | |
dc.description | Biblioteca PUC/RS | en |
dc.description.abstract | Este estudo buscou analisar o projeto de jovens e adultos, intitulado "Educação dos Trabalhadores em Resíduos Sólidos Recicláveis - Projeto Galpão", realizado na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta (Porto Alegre, RS), buscando compreender sua proposta de trabalho, socializar seus sucessos e auxiliar na reconstrução e melhoria desta proposta, com o fim de contribuir para outros projetos de natureza semelhante. Trata-se de um estudo de caso etnográfico, amparado no paradigma construtivista, que utilizou a análise de conteúdo para estudar os dados coletados. Foram participantes da investigação ex-educadores e educadores atuais do projeto, educandos, trabalhadores do Galpão e membros das diversas parcerias que compõem o Projeto. Ao refletir sobre o Projeto, emergiram algumas questões que comprometem o trabalho no seu todo, como os significados atribuídos à educação pelos educandos e educadores, à prática em sala de aula, enquanto ação docente e discente que, em alguns momentos, vem de encontro à proposta metodológica deste Projeto, uma vez que existe ainda uma perspectiva tradicional da prática docente nem sempre compatível com os significados atribuídos à mesma pelos educadores. Os resultados indicam a necessidade de discutir o "Projeto Galpão" de forma mais ampla, principalmente, no que se refere à formação de educadores que repercute na dinâmica do trabalho. Sugerem também que mediante a intervenção do educador junto às diversas parcerias poderá ser desencadeado o processo das aprendizagens possíveis e prementes que emergiram da investigação, como a compreensão das relações entre escolarização - trabalho - saúde e meio ambiente. | en |
dc.format.extent | 2511931 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | ECONOMIA SOLIDÁRIA | en |
dc.title | A vida e o trabalho dos recicladores urbanos: uma proposta de educação e inclusão para além da geração de renda | en |
dc.type | Thesis | en |