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Candomblé e educação: dos Ilês ás escolas oficiais de ensino

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dc.contributor.author LEITE, Valderlei Furtado
dc.contributor.author TRINDADE, Liana Maria Salvia
dc.date.accessioned 2008-05-13T19:08:59Z
dc.date.available 2008-05-13T19:08:59Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation LEITE, Valderlei Furtado. Candomblé e educação: dos Ilês ás escolas oficiais de ensino. 2006. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade São Marcos. Programa de Pós-Graduação em Administração, Educação e Comunicação. 2006. São Paulo. Orientador(a): Liana Maria Salvia Trindade. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/371
dc.description Biblioteca Central Universidade São Marcos en
dc.description.abstract Análise comparativa entre a chamada “cultura erudita”, brasileira, centralizada no sistema educacional, e uma cultura popular, sendo que a essas duas faixas a sociedade urbano-capitalista acrescentou outras duas: a cultura criadora e a cultura de massas. O estudo se concentra na educação ministrada nas casas de culto afro-brasileiras, como o Candomblé. A religião institucionalizada educa para si própria e para a sociedade, onde já existe um sistema organizado para a formação cultural do povo; já a educação no Candomblé é intrinsecamente a transmissão do credo e do culto, gradual e ritualística, para aqueles que se iniciam, salientando-se que, no Candomblé, há uma certa uniformidade de comportamento e de visão de mundo de seus componentes, a fim de garantir a continuidade e a legitimação do seu sistema religioso, social e cultural. O presente estudo concentra as suas reflexões nas casas de culto do ABC Paulista, em cujas propostas educacionais confirma-se a estratégia básica da luta pela inclusão social e o exercício da cidadania. Com esse procedimento, o processo educativo desenvolvido proporciona a persistência da religião, além de valorizar a raça negra através de atividades que realmente auxiliam o crescimento e o desenvolvimento da intelectualidade no tocante à cultura e à história de um povo, sob o amparo da Lei 10.639/03. en
dc.format.extent 1453334 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade São Marcos. Programa de Pós-Graduação em Administração, Educação e Comunicação en
dc.subject NEGROS en
dc.subject CANDOMBLÉ en
dc.subject LEI 10.639 en
dc.subject EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA en
dc.title Candomblé e educação: dos Ilês ás escolas oficiais de ensino en
dc.type Thesis en


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