Abstract:
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar as atividades do Grupo Espírito de Luz, localizado em Pombal – PB, no período de 1946-2005 enquanto espaço de construção de uma prática educativa e de saberes culturais na busca de identidade e como mecanismos de resistência. Neste trabalho identificamos as ações empreendidas pelo Grupo numa perspectiva da educação popular. Analisamos suas práticas e os princípios norteadores de suas ações e interações considerando sua dinâmica na história que viabilizou mecanismos para garantir a sua sobrevivência enquanto grupo social que possui peculiaridades culturais, considerando uma abordagem onde o fenômeno religioso está marcadamente presente. Este estudo identificou diferentes fases da trajetória do Grupo, quais sejam: a primeira caracterizada primordialmente pelas questões étnicas; uma segunda marcada pela questão da religiosidade permeada por conflitos que terminaram por ocasionar a diáspora de Pombal – PB para Triumfo –PB e uma terceira caracterizada pelos aspectos da educação popular manifesta pela cultura e viabilizada pelos festejos do Grupo Cabaçal. Refletimos sobre suas práticas como forma de entender a resistência como uma ação educativa para assim obter respostas aos fatos. Do ponto de vista metodológico utilizamos a história oral que proporcionou uma investigação em que as falas dos sujeitos subsidiaram a análise. O trabalho traz os períodos vividos pelo grupo Espírito de Luz, desde a sua organização passando para a fase da resistência quando os valores e crenças, foram preservados.