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Rede universitária de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares: projeto societário e projeto educativo

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dc.contributor.author BARROS, Josiane Fonseca de
dc.contributor.author FRIGOTTO, Gaudêncio
dc.date.accessioned 2008-04-30T21:12:46Z
dc.date.available 2008-04-30T21:12:46Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation BARROS, Josiane Fonseca de. Rede universitária de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares:projeto societário e projeto educativo. 2003. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. Rio de Janeiro. Orientador(a): Gaudêncio Frigotto. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/357
dc.description Biblioteca UFF en
dc.description.abstract A presente dissertação procura refletir sobre algumas potencialidades e contradições existentes entre o projeto educativo e o projeto societário, de caráter socialista, anunciado pelas Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares filiadas à Rede Universitária de ITCP´s. Partindo do cenário da crise do trabalho assalariado e reconhecendo a globalização neoliberal como responsável pelo empobrecimento - em todas as dimensões - de grande parte dos seres humanos, são destacadas as diferentes perspectivas de geração de trabalho e renda, em especial, a proposta da economia solidária como opção econômica e societária das Incubadoras. Ressaltando as principais estratégias da pedagogia do capital e diferenciando-as dos horizontes educativos da pedagogia do trabalho, reafirma-se a perspectiva da educação integral e da formação omnilateral, necessárias ao processo de emancipação social dos trabalhadores e trabalhadoras das cooperativas populares. Ao resgatar o processo de constituição da primeira Incubadora, são enfatizados a metodologia de incubagem, bem como o papel da Coppe/UFRJ de "transferir" a experiência para outras universidades - o que dá origem à Rede Universitária de ITCPs. Para inferir sobre as dimensões ético-políticas e técnico-científicas dos projetos educativos em construção na Rede, analisa-se, dentre outros, a composição das equipes de "assessores-educadores"; as instâncias de decisão; os vínculos sociais estabelecidos; as parcerias financeiras; as principais ações implementadas; a metodologia de incubagem; a relação com a economia solidária e as expectativas das ITCP´s quanto à Rede que integram. À guisa de conclusão e tendo como intenção a contribuição para provocar o debate no interior das ITCPs, relembramos a atualidade das propostas educativas de Gramsci, indicando a importância da construção de bases conceituais que substanciem um projeto político-pedagógico que, em consonância com ações político-econômicas de novo tipo, nos encaminhem para a construção de um projeto societário de caráter socialista. en
dc.format.extent 1453334 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject COOPERATIVISMO en
dc.subject COOPERATIVAS en
dc.subject ECONOMIA SOLIDÁRIA en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject INCUBADORAS en
dc.subject GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA en
dc.title Rede universitária de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares: projeto societário e projeto educativo en
dc.type Thesis en


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