Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | BARROS, Josiane Fonseca de | |
dc.contributor.author | FRIGOTTO, Gaudêncio | |
dc.date.accessioned | 2008-04-30T21:12:46Z | |
dc.date.available | 2008-04-30T21:12:46Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Josiane Fonseca de. Rede universitária de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares:projeto societário e projeto educativo. 2003. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. Rio de Janeiro. Orientador(a): Gaudêncio Frigotto. | en |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/357 | |
dc.description | Biblioteca UFF | en |
dc.description.abstract | A presente dissertação procura refletir sobre algumas potencialidades e contradições existentes entre o projeto educativo e o projeto societário, de caráter socialista, anunciado pelas Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares filiadas à Rede Universitária de ITCP´s. Partindo do cenário da crise do trabalho assalariado e reconhecendo a globalização neoliberal como responsável pelo empobrecimento - em todas as dimensões - de grande parte dos seres humanos, são destacadas as diferentes perspectivas de geração de trabalho e renda, em especial, a proposta da economia solidária como opção econômica e societária das Incubadoras. Ressaltando as principais estratégias da pedagogia do capital e diferenciando-as dos horizontes educativos da pedagogia do trabalho, reafirma-se a perspectiva da educação integral e da formação omnilateral, necessárias ao processo de emancipação social dos trabalhadores e trabalhadoras das cooperativas populares. Ao resgatar o processo de constituição da primeira Incubadora, são enfatizados a metodologia de incubagem, bem como o papel da Coppe/UFRJ de "transferir" a experiência para outras universidades - o que dá origem à Rede Universitária de ITCPs. Para inferir sobre as dimensões ético-políticas e técnico-científicas dos projetos educativos em construção na Rede, analisa-se, dentre outros, a composição das equipes de "assessores-educadores"; as instâncias de decisão; os vínculos sociais estabelecidos; as parcerias financeiras; as principais ações implementadas; a metodologia de incubagem; a relação com a economia solidária e as expectativas das ITCP´s quanto à Rede que integram. À guisa de conclusão e tendo como intenção a contribuição para provocar o debate no interior das ITCPs, relembramos a atualidade das propostas educativas de Gramsci, indicando a importância da construção de bases conceituais que substanciem um projeto político-pedagógico que, em consonância com ações político-econômicas de novo tipo, nos encaminhem para a construção de um projeto societário de caráter socialista. | en |
dc.format.extent | 1453334 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | COOPERATIVISMO | en |
dc.subject | COOPERATIVAS | en |
dc.subject | ECONOMIA SOLIDÁRIA | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | INCUBADORAS | en |
dc.subject | GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA | en |
dc.title | Rede universitária de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares: projeto societário e projeto educativo | en |
dc.type | Thesis | en |