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Práticas educativas a serviço de trabalhadores em cooperativas

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dc.contributor.author NASCIMENTO, Ubton Jose Argolo
dc.contributor.author NASCIMENTO, Antônio Dias
dc.date.accessioned 2008-04-30T20:22:58Z
dc.date.available 2008-04-30T20:22:58Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Ubton Jose Argolo. Práticas educativas a serviço de trabalhadores em cooperativas. 2005. 452f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. 2005. Salvador. Orientador(a): Antônio Dias Nascimento. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/355
dc.description Biblioteca Central en
dc.description.abstract Esta dissertação teve como objetivo relatar uma prática educativa para a formação da cooperativa dos agentes ecológicos de Canabrava. Participou dessa pesquisa um público constituído noventa e oito trabalhadores do aterro sanitário de Salvador, que viviam do que retiravam do lixo depositado nesse local. O texto constitui-se de dois capítulos, sendo que no primeiro, buscou desenvolver a compreensão dos processos formativos das sociedades de massa e da sociedade organizada, incluindo a experiência dos badameiros do aterro sanitário de Canabrava, na cidade de Salvador, Bahia e a alternativa para organização do grupo de trabalhadores cooperativamente. A iniciativa dessa organização foi do Pangea –Centro de Estudos Socioambientais, ONG voltada para o resgate do trabalho e renda de grupos excluídos do mercado de trabalho. Os idealizadores do projeto acreditavam que era necessário desenvolver atividades educativas grupais, mas não tinha os meios teóricos para tal. No segundo capítulo, relata a proposta educativa implementada com a finalidade de viabilizar a formação desses trabalhadores para atuação associativa, tendo o coletivo como referência do conhecimento. Utilizando-se da metodologia socionômica para direção de trabalhos grupais, demonstra as atividades desenvolvidas na rotina dos trabalhos pedagógicos por um educador, onde a compreensão das relações cotidianas era o ponto de partida para a pesquisa dos conteúdos e formas de trabalhar os mesmos. Sem descuidar da programação das reuniões de coordenação pedagógicas, demonstra uma forma de configuração e concretização da realidade cotidiana dos trabalhadores com fins pedagógicos, pois, assim sendo, estaria mais próximo da realidade de vida das pessoas e do local. Na fase seguinte dos trabalhos grupais, tratou das relações entre os trabalhadores cooperativados, utilizando-se da socionomia para dar visibilidade e tratamento às temáticas das relações interpessoais, onde os conflitos no novo papel de cooperativado faziam-se presentes. A pesquisa utilizou-se dos relatos dos trabalhadores durante as fases de desenvolvimentos dos trabalhos, os quais indicam as dificuldades básicas do grupo, levando à concretização das mesmas utilizando-se do imaginário e da corporeidade para tal, e as mudanças na percepção dessas pessoas à medida que vão sendo introduzidos os conteúdos necessários aos novos processos de tratamento do material reciclável coletado, assim como a percepção de cada um como cidadão. Ao perceberem-se como trabalhador reconhecido pelos demais membros da sociedade, a auto-estima dessas pessoas sofre alterações, e a diferenciação em relação aos demais elementos faz-se presente. Os conflitos para a organização da massa de trabalhadores do badame em agentes ecológicos cooperativado foi superada gradativamente a partir dos encontros onde os temas eram tratados coletivamente, com cada participante podendo colocar-se como pessoas diante dos demais. Para finalizar os trabalhos, foram realizadas uma série de entrevistas individuais com os trabalhadores, com a cooperativa funcionando plenamente, mesmo que ainda não em seu local definitivo, com o objetivo de buscar informação pessoais sobre as transformações ocorridas na vida dos sujeitos engajados nesse projeto e a percepção de si mesmo. Aparece repetidamente nas falas, o desejo que outros companheiros do lixão tenham a mesma oportunidade. en
dc.format.extent 1844476 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade en
dc.subject EDUCAÇÃO POPULAR en
dc.subject COOPERATIVAS en
dc.subject COOPERATIVISMO en
dc.subject ECONOMIA SOLIDÁRIA en
dc.title Práticas educativas a serviço de trabalhadores em cooperativas en
dc.type Thesis en


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