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Educação e economia solidária: um estudo de vivência de cidadania

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dc.contributor.author TAMBURRELLI, Maria
dc.contributor.author DURAN, Marília Claret Geraes
dc.date.accessioned 2008-04-29T21:10:10Z
dc.date.available 2008-04-29T21:10:10Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation Maria Tamburrelli. Educação e economia solidária: um estudo de vivência de cidadania. 2006. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Metodista de São Paulo. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. São Bernardo do Campo, SP. Orientador(a): Marília Claret Geraes Duran en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/350
dc.description Biblioteca Dr. Jalmar Bowden en
dc.description.abstract A proposta desta pesquisa pressupõe que cada um de nós, e especificamente cada educador da Associação em estudo, desenvolva sua ação educativa conforme suas convicções profundas sobre o ser humano, o mundo e a sociedade. Com qual consciência isso é vivido, é uma dúvida. Pode ocorrer que o indivíduo não tenha essa percepção. Pode ocorrer também que a pessoa pense fazer algo coerente, mas, na realidade, está agindo até contra suas próprias convicções, sem, contudo, ter consciência disso. Esta análise situa-se na perspectiva da educação popular não-formal que é desenvolvida pela associação de promoção humana e resgate da cidadania, conhecida como Centro de Formação Profissional Padre Leo Commissari. Trata-se de uma pesquisa de pesquisa de tipo qualitativo para investigar o perfil dos educadores, e identificar sua concepção de ser humano, de mundo, de sociedade e de educação. O quadro teórico é alicerçado na visão de ser humano e de educação, segundo Paulo Freire, e na visão e identidade do ser brasileiro, de acordo com darcy ribeiro. A metodologia usada para a investigação é a observação participante, por meio dos jogos psicodramaticos do psicodrama, de Jocob Levy Moreno, especialmente a Teoria da Matriz de Identidade e da Ação. Tal análise permitiu identificar que os educadores participantes apresentam uma visão de ser humano contraditório, retraído e incompleto, reprodutor de uma sociedade dividida em classes. a educação, identificada como uma pilastra de garantia da vida, impregnada pela conserva cultural, parece contradizer uma vontade política de transformação. en
dc.format.extent 2670189 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Metodista de São Paulo. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject ECONOMIA SOLIDÁRIA en
dc.subject EDUCAÇÃO NÃO FORMAL en
dc.subject EDUCAÇÃO POPULAR en
dc.subject PSICODRAMA en
dc.subject COOPERATIVISMO en
dc.title Educação e economia solidária: um estudo de vivência de cidadania en
dc.type Thesis en


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