dc.description.abstract |
A proposta desta pesquisa pressupõe que cada um de nós, e especificamente cada educador da Associação em estudo, desenvolva sua ação educativa conforme suas convicções profundas sobre o ser humano, o mundo e a sociedade. Com qual consciência isso é vivido, é uma dúvida. Pode ocorrer que o indivíduo não tenha essa percepção. Pode ocorrer também que a pessoa pense fazer algo coerente, mas, na realidade, está agindo até contra suas próprias convicções, sem, contudo, ter consciência disso. Esta análise situa-se na perspectiva da educação popular não-formal que é desenvolvida pela associação de promoção humana e resgate da cidadania, conhecida como Centro de Formação Profissional Padre Leo Commissari. Trata-se de uma pesquisa de pesquisa de tipo qualitativo para investigar o perfil dos educadores, e identificar sua concepção de ser humano, de mundo, de sociedade e de educação. O quadro teórico é alicerçado na visão de ser humano e de educação, segundo Paulo Freire, e na visão e identidade do ser brasileiro, de acordo com darcy ribeiro. A metodologia usada para a investigação é a observação participante, por meio dos jogos psicodramaticos do psicodrama, de Jocob Levy Moreno, especialmente a Teoria da Matriz de Identidade e da Ação. Tal análise permitiu identificar que os educadores participantes apresentam uma visão de ser humano contraditório, retraído e incompleto, reprodutor de uma sociedade dividida em classes. a educação, identificada como uma pilastra de garantia da vida, impregnada pela conserva cultural, parece contradizer uma vontade política de transformação. |
en |