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As relações de trabalho, meio ambiente e educação na Coopcarmo - Projeto Lixo é Vida: por uma sustentabilidade democrática da inclusão

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dc.contributor.author SANTOS, Ana Maria Marques
dc.contributor.author DELUIZ, Neise
dc.date.accessioned 2008-04-14T19:45:03Z
dc.date.available 2008-04-14T19:45:03Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation SANTOS, Ana Maria Marques. As relações de trabalho, meio ambiente e educação na Coopcarmo - Projeto Lixo é Vida: por uma sustentabilidade democrática da inclusão. 2005. 205f. Dissertaçao (Mestrado em Educação) Universidade Estácio de Sá. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/326
dc.description Biblioteca Setorial Rebouças en
dc.description.abstract Este estudo objetiva analisar as experiências e práticas educativas desenvolvidas por uma Cooperativa de Reciclagem de Lixo, a Coopcarmo, situada na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Mais especificamente, procura enfocar a organização e relações de trabalho, os saberes teóricos e práticos que constituem a cultura do trabalho na cooperativa e as atividades socioambientais nela desenvolvidas a partir das redes de ação coletiva estabelecidas com a comunidade, sob a ótica dos cooperados, da liderança e da ONG Autre Terre, que apóia o projeto. Para compreender a articulação entre as questões do trabalho, do meio ambiente e da educação em uma perspectiva histórica, o referencial teórico do estudo fundamentou-se em Smith (1985); Marx (1988); Brighton Labour Process Group – BLPG (1997) e Saviani (1984). Para a análise do atual padrão de produção industrial – a acumulação flexível – e seus impactos sobre a crise ambiental, assim como a busca do desenvolvimento de uma sociedade sustentável o estudo tomou como referência as discussões de Antunes (1995); Grün, (1996); Layrarques (2001); Acselerad, (2001) e Deluiz; Novicki (2004), entre outros. No que se refere à abordagem educacional, o estudo privilegiou a perspectiva da educação omnilateral, proposta por Marx (1978) e discutida por Manacorda (1991); Frigotto (2002); e Deluiz (1995). Tendo em vista o contexto em que se insere o objeto da pesquisa - a COOPCARMO, o estudo buscou identificar a crise do trabalho e a economia popular em diálogo, assim como sua intrínseca relação com a educação popular, apoiando-se em Gohn (2000); Coraggio (1991, 1995, 2000); Razeto (1993, 2001); Tiriba (1999, 2001, 2003); Freire (1992, 2001); Afonso (2001); Nasciutti (2001); entre outros. A educação foi compreendida a partir de Charlot (2004) como triplo processo de humanização, socialização e singularização. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada a partir de fontes documentais do projeto cooperado e da ONG Autre Terre; de entrevistas semi-estruturadas com os cooperados, sua liderança, e com a representante e a facilitadora da Autre Terre no Brasil; além da observação de campo. Os resultados da pesquisa apontam que, além do propósito da Coopcarmo em buscar constituir um espaço de inclusão social através da geração de trabalho e renda, são aí construídos saberes e valores que constituem a cultura do trabalho na cooperativa, os quais vão além dos necessários para a mera sobrevivência. Foram identificados elementos de uma perspectiva de educação omnilateral, de formação de sujeitos políticos construtores de suas histórias pessoais e coletivas e de uma concepção de meio ambiente na qual o princípio da eqüidade marca as relações socioambientais, buscando superar a visão utilitarista da relação homem-natureza, na perspectiva de rompimento com a lógica do mercado. Ao captar da ONG suas concepções e intenções em relação ao projeto da cooperativa, foi possível observar o incentivo à autonomia do grupo tendo como foco a geração de trabalho e renda, mas uma posição que oscila entre o desenvolvimento da solidariedade e o empreendedorismo para o mercado. Entretanto, os cooperados, a ONG Autre Terre e a comunidade, encontram-se num processo em que a contradição vem marcando as relações entre eles e as alternativas que formulam como possibilidades, e no qual os princípios de uma sociedade sustentável precisam ser reafirmados cotidianamente por todos os atores sociais envolvidos. en
dc.format.extent 837460 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Estácio de Sá. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject COOPERATIVISMO en
dc.subject ECONOMIA POPULAR en
dc.subject EDUCAÇÃO POPULAR en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject ECONOMIA SOLIDÁRIA en
dc.title As relações de trabalho, meio ambiente e educação na Coopcarmo - Projeto Lixo é Vida: por uma sustentabilidade democrática da inclusão en
dc.type Thesis en


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