Resumen:
A presente pesquisa trata da análise, descrição e avaliação das metodologias utilizadas para a formação de agentes comunitários de Lazer em duas intervenções realizadas na cidade de Ouriçangas/BA, dentro do Programa Universidade Solidária (Unisol). O Unisol é um programa do governo federal que desloca estudantes de todas as regiões do país para municípios com alta taxa de miserabilidade, nos quais, segundo os manuais do programa, deverão ser realizados durante três semanas trabalhos com vistas à melhoria da qualidade de
vida dos moradores. A transposição da pontualidade do Unisol, somada à concepção de que para uma transformação progressista da realidade a conscientização e organização
comunitária são fundamentais, propôs-se o desenvolvimento de um curso de formação de
agentes comunitários. O curso foi elaborado segundo o interesse de pessoas da comunidade, na comunidade e com a comunidade, procurando a construção de soluções conjuntas para os problemas apontados. No estudo desse caso específico buscou-se perceber como metodologias participativas, baseadas nos princípios da Educação Popular e da Pesquisa ação,
auxiliaram na direção de superação dos problemas da comunidade. Para tanto foram
realizadas observações, análises de documentos e entrevistas. Os resultados demonstram que as metodologias foram muito bem aceitas pelos participantes do curso, os quais apontavam os problemas que consideravam relevantes, elaboravam estratégias de ação, envolviam-se
nessas práticas, avaliavam as atividades e planejavam novas ações. O diálogo e a participação foram apontados como pontos fortes do trabalho e o curto período de tempo seu maior limitante. Alguns agentes demonstraram em seu discurso, e outros em suas próprias ações, uma maior conscientização sobre os problemas comunitários e formas de superação. A
experiência em Ouriçangas mostrou caminhos possíveis para a formação de agentes
comunitários de Lazer e, mais que isso, proporcionou tanto para universitários quanto para sujeitos da comunidade, experiências mais humanas e solidárias de construção de práticas educativas.