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Curitiba: um estudo sobre a prática educativa de sustentabilidade - o caso da Vila Sagrada Família

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dc.contributor.author ROSA, Maria Arlete
dc.contributor.author JACOBI, Pedro Roberto
dc.date.accessioned 2008-04-02T15:40:27Z
dc.date.available 2008-04-02T15:40:27Z
dc.date.issued 1999
dc.identifier.citation ROSA, Maria Arlete. Curitiba: um estudo sobre a prática educativa de sustentabilidade - o caso da Vila Sagrada Família. 1999. 300f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 1999. São Paulo. Orientador(a): Pedro Roberto Jacobi en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/296
dc.description Biblioteca PUC-SP en
dc.description.abstract O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar as práticas educativas de sustentabilidade das lideranças da vila sagrada família, no período que vai de 1989 a 1998, na cidade de Curitiba. a pesquisa teve como foco de análise as práticas sociais exercidas pelas lideranças das associações de moradores e amigos de bairros, através das lutas, da organização e da participação, no processo de conquista e garantia da cidadania, nos bairros de periferia da cidade, onde residem tralhadores de baixa renda. o desafio colocado no estudo é o de analisar o conteúdo das práticas educativas, tendo como referência a dimensão da sustentabilidade sócio-ambiental. a partir das práticas sociais das lideranças exercidas no espaço da moradia, no processo de participação social, na busca da cidadania, analisam-se as mudanças ocorridas no âmbito individual e no contexto coletivo da realidade social. o trabalho é dividido em duas partes, inicialmente, desenvolve-se reflexão em torno de sustentabilidade, cidadania e práticas educativas, constituídas pelo estudo das determinantes econômicas, sociais e políticas da relação sustentabilidade/cidade/política ambiental/participação/prática educativa. a segunda parte apresenta a exposição e análise dos dados da pesquisa do caso da vila sagrada família, em torno da dimensão da sustentabilidade e do alcance das práticas educativas, no contexto das políticas públicas e do meio ambiente em curitiba. en
dc.format.extent 2458694 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject ASSOCIAÇÃO DE MORADORES en
dc.subject AÇÃO COMUNITÁRIA en
dc.subject LIDERANÇA COMUNITÁRIA en
dc.subject SUSTENTABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL en
dc.subject PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA en
dc.title Curitiba: um estudo sobre a prática educativa de sustentabilidade - o caso da Vila Sagrada Família en
dc.type Thesis en


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