Resumo:
O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar as práticas educativas de sustentabilidade das lideranças da vila sagrada família, no período que vai de 1989 a 1998, na cidade de Curitiba. a pesquisa teve como foco de análise as práticas sociais exercidas pelas lideranças das associações de moradores e amigos de bairros, através das lutas, da organização e da participação, no processo de conquista e garantia da cidadania, nos bairros de periferia da cidade, onde residem tralhadores de baixa renda. o desafio colocado no estudo é o de analisar o conteúdo das práticas educativas, tendo como referência a dimensão da sustentabilidade sócio-ambiental. a partir das práticas sociais das lideranças exercidas no espaço da moradia, no processo de participação social, na busca da cidadania, analisam-se as mudanças ocorridas no âmbito individual e no contexto coletivo da realidade social. o trabalho é dividido em duas partes, inicialmente, desenvolve-se reflexão em torno de sustentabilidade, cidadania e práticas educativas, constituídas pelo estudo das determinantes econômicas, sociais e políticas da relação sustentabilidade/cidade/política ambiental/participação/prática educativa. a segunda parte apresenta a exposição e análise dos dados da pesquisa do caso da vila sagrada família, em torno da dimensão da sustentabilidade e do alcance das práticas educativas, no contexto das políticas públicas e do meio ambiente em curitiba.