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Programa de transferencia de renda condicionado: bolsa escola: o resgate da cidadania através da educação

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dc.contributor.author SILVA, Isabel Cristina
dc.contributor.author MOTIM, Benilde Maria Lenzi
dc.date.accessioned 2008-03-28T21:06:47Z
dc.date.available 2008-03-28T21:06:47Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation SILVA, Isabel Cristina. Programa de transferencia de renda condicionado: bolsa escola: o resgate da cidadania atraves da educacao. 2004. 198f. Dissertacao (Mestrado) Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Programa de Pos Graduacao em Sociologia. 2004. Curitiba. Orientador(a): Benilde Maria Lenzi Motim en
dc.identifier.other Pesquia Educação Não Formal de Adultos
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/288
dc.description.abstract A dissertação “Programa de Transferência de Renda Condicionado - Bolsa-Escola: o resgate da cidadania através da educação”, tem o propósito de fazer uma leitura da importância de programas de transferência de renda condicionada para a construção da cidadania, mediante a inserção social das camadas mais pobres da população. O conceito de cidadania será apresentado, na amplitude dos direitos civis, sociais e políticos. No que se refere a questão social, aborda-se os fatores históricos que levaram Castel a construir o conceito (2001), de ‘desfiliação’. Segundo o autor, ‘desfiliado’ é aquele indivíduo que em um mundo estruturado, desatrelou-se das redes de integração primária. Isto ocorre quando sua inscrição territorial não tem condições de assegurar a sua rede de proteção, deixando-o cair em estados de privação. Para melhor compreender o que são estes estados de privação, estudou-se o conceito de pobreza e dos indicadores utilizados para mensurá-la. Em seguida, apresentam-se os programas da Rede de Proteção Social – RPS – existentes no Brasil, em 2002. Logo depois, os programas de transferência de renda condicionados à educação: o Programa Bolsa Escola, primeiramente aplicado no Governo do Distrito Federal em 1995, o programa Bolsa-Escola Cidadã, da Organização Não Governamental Missão Criança (1998), o Programa Bolsa-Escola Federal e o Programa aplicado no Governo do Distrito Federal, a partir de 2001, o ‘Renda Minha’. Em seqüência, demonstra-se a metodologia utilizada pelo Banco Mundial para a avaliação de impacto de programas de transferência de benefícios, para a mensuração dos resultados que os programas trazem às comunidades nas quais são aplicados. Por fim, apresenta-se o programa de desenvolvimento humano do México, o OPORTUNIDADES e compara-se o mesmo com os programas brasileiros, incluindo o Bolsa-Família, programa que absorveu o Bolsa-Escola em 2003. A compreensão dos atuais problemas que afligem a nossa sociedade auxilia, conforme palavras de Bourdieu (2003, p. 735) “aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim se sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta, da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais íntimas e as mais secretas”. Pois, segundo o autor, o que o mundo social fez, o mundo social pode, armado deste saber, desfazer. Considera-se que os conceitos aqui apresentados são instrumentais para discutir o processo de desfiliação e axiliar na busca de novas formas de inclusão social. en
dc.format.extent 1783586 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós Graduação em Sociologia en
dc.subject PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA en
dc.subject PROGRAMA BOLSA ESCOLA en
dc.subject POBREZA en
dc.subject PROGRAMA EDUCACIONAL en
dc.subject PROTEÇÃO SOCIAL
dc.subject CIDADANIA
dc.title Programa de transferencia de renda condicionado: bolsa escola: o resgate da cidadania através da educação en
dc.type Thesis en


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