Resumo:
Trata-se de levantamento documental, de cunho sócio-educacional, que tem como objetivo analisar a apropriação pela equipe de subsídios da região episcopal de São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo, das orientações da educação popular, da educação libertadora, da teologia da libertação, na elaboração dos subsídios para as comunidades eclesiais de base, os grupos de rua e as pastorais, no processo de implementação do Plano Pastoral de Conjunto da Igreja Católica, no período de 1975 a 1985. O trabalho demonstra que a experiência da equipe de subsídios, dos agentes de pastoral da região episcopal de São Miguel Paulista, mesmo considerando suas limitações, contribuiu para a educação popular e para a conscientização e, conseqüentemente, para a implementação da mudança de orientação da Igreja; além disso, contribuiu de forma expressiva para o processo de democratização do país e para a organização do movimento popular da região e da Grande São Paulo. Com base nas referências teóricas da educação popular, da
educação libertadora e da teologia da libertação, a dissertação reconstitui a mudança da ação educativa e da ação social da Igreja Católica no Brasil; a concepção de
educação popular desenvolvida pelos agentes de pastoral; a metodologia desenvolvida pelos teólogos da teologia da libertação; e, finalmente analisa 67 documentos elaborados pela equipe de subsídios da região estudada à luz das orientações estudadas.