Educação e Relações Étnico-Raciais

 

Submissões recentes

  • REGIS, Kátia (2009-05-29)
    O artigo apresenta o resultado da análise de treze teses e dissertações defendidas entre 1999 e 2006 nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Ciências Sociais e Serviço Social sobre o tema “Educação não-escolar de adultos ...
  • LEITE, Valderlei Furtado; TRINDADE, Liana Maria Salvia (Universidade São Marcos. Programa de Pós-Graduação em Administração, Educação e Comunicação, 2006)
    Análise comparativa entre a chamada “cultura erudita”, brasileira, centralizada no sistema educacional, e uma cultura popular, sendo que a essas duas faixas a sociedade urbano-capitalista acrescentou outras duas: a cultura ...
  • ALVES, Teodora de Araújo; CLARO, Edson Cesar Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003)
    As redes de relações estabelecidas na vida de cada sujeito são tecidas, dentre outros aspectos, com diferentes fios de aprendizagens. Como em toda tessitura, ora temos possibilidades de nos atrapalharmos e ora nos encontrarmos ...
  • SILVA, Maria Conceição da; CORDEIRO, Jorge Chaves (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    Estudos sobre a relação “Saber Popular e o Conhecimento Cientifico” poderão contribuir para resgatar a re-significação do Ensino e a função Social e Política dos Espaços Educativos. Baseado neste princípio, este trabalho ...
  • CRUZ, Leonardo Borges da; HOFBAUER, Andreas (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2006)
    O movimento negro atualmente tem recebido uma atenção diferente, por parte de intelectuais. As recentes conquistas para a população negra no Brasil são compreendidas, por alguns, como fruto de uma dádiva das elites ...
  • ARAÚJO, Edinaura Almeida de; PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2005)
    O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar as atividades do Grupo Espírito de Luz, localizado em Pombal – PB, no período de 1946-2005 enquanto espaço de construção de uma prática educativa e de saberes ...
  • SILVA, Ana Rita Santiago da; LUZ, Narcimária Correia do Patrocínio (Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, 2005)
    O Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: Uma Alternativa Possível? tivera apenas a perspectiva de compreender as ações pedagógicas no que se refere a sua contribuição com a construção da identidade e o fortalecimento ...
  • CONRADO, Amélia Vitória de Souza; BOAVENTURA, Edivaldo Machado (Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    A tese “Capoeira Angola e Dança Afro: contribuições para uma política de educação multicultural em Salvador”, se desenvolveu através do Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia na ...