Resumo:
No presente artigo, buscamos examinar um conjunto de teses e dissertações cujos objetos referem-se à temática educação não escolar de adultos, defendidas entre os anos de 1999 e 2006 em programas de pós-graduação em Educação, Ciências Sociais e Serviço Social de Universidades brasileiras. A temática escolhida situa-se na subárea de Educação e Comunicação, que reúne produções dicentes sobre estes dois campos dos saberes, seus instrumentos, práticas e métodos e sobre as possibilidades de interseção, interação e interconexão entre eles.
Buscamos traçar um panorama quantitativo destas produções, avaliando sua localização no tempo (distribuição ao longo dos anos pesquisados) e no espaço, abrangendo as Universidades de origem (e seu caráter público ou privado), as regiões do país em que se encontram, entre outras informações.
Além disso, a análise buscou avaliar que diagrama conceitual as pesquisas possibilitam constituir a partir das investigações que promovem acerca da relação entre educação e comunicação, relação esta que é construída, em grande parte dos estudos, a partir de vínculos com os campos da cidadania e da cultura, da sociedade (e da socialização) e da participação. Estes últimos, associados ao caráter popular da comunicação (do objeto em questão).
Descrição:
PERIÓDO DA PESQUISA: 2006 a 2009.
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad.
DEMAIS PESQUISADORES: Aline Abbonizio, Taisa de Souza Santos (auxiliar), Francisco Lopes (técnico).
FONTE DE FINANCIAMENTO: CNPq.