Resumo:
Este texto, que faz parte da segunda etapa da pesquisa Educação não-escolar: um
balanço da produção de conhecimentos, coordenada por Sérgio Haddad (Ação Educativa), apresenta uma análise de pesquisas discentes sobre projetos e programas de educação do trabalhador realizados por entidades sindicais, produzidas entre 1996-2006 em programas de
pós-graduação do Brasil. Foram analisadas, na íntegra, 16 dissertações e 1 tese de doutorado. A etapa anterior resultou numa apresentação geral dos dados, que tinha caráter quantitativo; esta segunda etapa incorpora dimensões qualitativas à análise. Para sistematizar os dados e construir a análise tomou-se como ponto de partida os objetivos e questões gerais da pesquisa
(HADDAD, 2005); categorias iniciais definidas pela equipe de pesquisa3 bem como, quando necessário, algumas pontuações teóricas do campo de estudos Trabalho-Educação e da Pedagogia. Buscou-se, então, identificar as temáticas e objetos de estudo das pesquisas; as escolhas teórico-metodológicas; os campos de referência que informaram os projetos e programas de educação do trabalhador desenvolvidos pelo movimento sindical; a abordagem
das propostas dos programas e projetos, principalmente no que concerne à articulação entre análise política e pedagógica; as recomendações dos próprios pesquisadores e lacunas identificadas a partir da leitura da produção discente.
Descrição:
PERIÓDO DA PESQUISA: 2006 a 2009.
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad.
DEMAIS PESQUISADORES: Aline Abbonizio, Taisa de Souza Santos (auxiliar), Francisco Lopes (técnico).
FONTE DE FINANCIAMENTO: CNPq.