Resumo:
Neste texto examina-se um conjunto de 13 títulos que tratam de educação e melhorias de comunidades. Esses títulos foram identificados a partir de consulta ao Banco de Teses da Capes sobre iniciativas de educação não-escolar de adultos. No levantamento inicial, foram localizados 341 trabalhos que tratam de educação de pessoas adultas com objetivos formativos bastante variados, dentre os quais: formação em direitos humanos; qualificação profissional; educação em saúde comunitária. O principal ponto de convergência entre tais iniciativas é sua distinção em relação àqueles processos educativos que visam exclusivamente à alfabetização e à elevação de níveis de escolaridade.
O conjunto de trabalhos localizados veio à luz no período de 1999 a 2006 nos programas de pós-graduação em Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Todos os 13 títulos que aqui serão comentados tratam de experiências formativas relacionadas a locais de moradia. Esses locais têm sido denominados por alguns autores como espaços comunitários e têm como importantes promotores das iniciativas as associações de moradores, centros comunitários, centros de formação e a igreja Católica.
Descrição:
PERIÓDO DA PESQUISA: 2006 a 2009.
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad.
DEMAIS PESQUISADORES: Aline Abbonizio, Taisa de Souza Santos (auxiliar), Francisco Lopes (técnico).
FONTE DE FINANCIMANETO: CNPq.