Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | ABBONIZIO, Aline | |
dc.date.accessioned | 2009-05-27T18:28:50Z | |
dc.date.available | 2009-05-27T18:28:50Z | |
dc.date.issued | 2009-05-27T18:28:50Z | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2321 | |
dc.description | PERIÓDO DA PESQUISA: 2006 a 2009. PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad. DEMAIS PESQUISADORES: Aline Abbonizio, Taisa de Souza Santos (auxiliar), Francisco Lopes (técnico). FONTE DE FINANCIMANETO: CNPq. | en |
dc.description.abstract | Neste texto examina-se um conjunto de 13 títulos que tratam de educação e melhorias de comunidades. Esses títulos foram identificados a partir de consulta ao Banco de Teses da Capes sobre iniciativas de educação não-escolar de adultos. No levantamento inicial, foram localizados 341 trabalhos que tratam de educação de pessoas adultas com objetivos formativos bastante variados, dentre os quais: formação em direitos humanos; qualificação profissional; educação em saúde comunitária. O principal ponto de convergência entre tais iniciativas é sua distinção em relação àqueles processos educativos que visam exclusivamente à alfabetização e à elevação de níveis de escolaridade. O conjunto de trabalhos localizados veio à luz no período de 1999 a 2006 nos programas de pós-graduação em Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Todos os 13 títulos que aqui serão comentados tratam de experiências formativas relacionadas a locais de moradia. Esses locais têm sido denominados por alguns autores como espaços comunitários e têm como importantes promotores das iniciativas as associações de moradores, centros comunitários, centros de formação e a igreja Católica. | en |
dc.description.sponsorship | CNPQ | en |
dc.format.extent | 109741 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA | en |
dc.title | Educação não-escolar de pessoas adultas: idéias e iniciativas de melhorias de comunidades | en |
dc.type | Preprint | en |