DSpace/Manakin Repository

Indicador nacional de alfabetismo funcional, 3º: um diagnótico para inclusão social pela educação: avaliação da leitura e escrita

Mostrar registro simples

dc.contributor.author MONTENEGRO, Fábio
dc.contributor.author RIBEIRO, Vera Masagão
dc.contributor.author NUNES, Márcia Cavallari
dc.date.accessioned 2009-05-27T16:22:16Z
dc.date.available 2009-05-27T16:22:16Z
dc.date.issued 2003-09
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2315
dc.description PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa). DEMAIS PESQUISADORES: Maria Conceição Fonseca (UFMG), Tufi Machado Soares (UFJF), Ana Lucia Lima (IMP), Márcia Cavallari (Ibope). FONTE DE FINANCIAMENTO: Ibope, CNPq. en
dc.description.abstract O INAF3, verificou as habilidades de alfabetismo da população por meio da aplicação de um teste de leitura com tarefas relacionadas a contextos cotidianos. O teste acompanhado de questionário sobre práticas de leitura e outros hábitos culturais foi aplicado a uma amostra representativa da população brasileira com idade entre 15 e 64 anos de idade, durante o mês de julho. O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional é uma iniciativa do Instituto Paulo Montenegro – Ação Social do IBOPE e da ONG Ação Educativa. A pesquisa, realizada pelo IBOPE em julho, utilizou uma amostra nacional, representativa da população braileira, com 2000 pessoas de 15 a 64 anos. Para verificação das capacidades de alfabetismo da população, foi aplicado um teste contendo tarefas relacionadas a contextos e objetivos práticos de leitura e escrita. Além do teste, foi aplicado um questionário que levantou informações sobre o background familiar e educacional dos respondentes, sobre suas práticas de leitura e escrita em diversas esferas de vivência e também sobre o julgamento que fazem de suas próprias capacidades. en
dc.description.sponsorship IBOPE CNPQ en
dc.format.extent 1301801 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Instituto Paulo Montenegro en
dc.subject ALFABETISMO FUNCIONAL en
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS en
dc.subject ESCRITA en
dc.subject LEITURA en
dc.subject LETRAMENTO en
dc.subject ALFABETISMO en
dc.subject ANALFABETOS en
dc.subject.other INAF3 pt
dc.title Indicador nacional de alfabetismo funcional, 3º: um diagnótico para inclusão social pela educação: avaliação da leitura e escrita en
dc.type Technical Report en


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta