Resumen:
O INAF3, verificou as habilidades de alfabetismo da população por meio da aplicação de um teste de leitura com tarefas relacionadas a contextos cotidianos. O teste acompanhado de questionário sobre práticas de leitura e outros hábitos culturais foi aplicado a uma amostra representativa da população brasileira com idade entre 15 e 64 anos de idade, durante o mês de julho.
O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional é uma iniciativa do Instituto Paulo Montenegro – Ação Social do IBOPE e da ONG Ação Educativa.
A pesquisa, realizada pelo IBOPE em julho, utilizou uma amostra nacional, representativa da população braileira, com 2000 pessoas de 15 a 64 anos.
Para verificação das capacidades de alfabetismo da população, foi aplicado um teste contendo tarefas relacionadas a contextos e objetivos práticos de leitura e escrita. Além do teste, foi aplicado um questionário que levantou informações sobre o background familiar e educacional dos respondentes, sobre suas práticas de leitura e escrita em diversas esferas de vivência e também sobre o julgamento que fazem de suas próprias capacidades.
Descripción:
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa).
DEMAIS PESQUISADORES: Maria Conceição Fonseca (UFMG), Tufi Machado Soares (UFJF), Ana Lucia Lima (IMP), Márcia Cavallari (Ibope).
FONTE DE FINANCIAMENTO: Ibope, CNPq.