Resumo:
O presente relatório diz respeito ao estudo avaliativo do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, desenvolvido no
período de janeiro a março de 2003, no âmbito do convênio firmado entre a
Ação Educativa – Assessoria e Pesquisa e Informação e o Instituto Nacional
de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, em dezembro 2003. O texto resulta da análise dos dados obtidos por meio de Estudos
de Casos e de um levantamento amostral, abrangendo as modalidades de ensino inscritas no Programa, tendo como foco a percepção dos sujeitos envolvidos nos processos de formação. O texto inicia com a apresentação do processo de avaliação,
discorrendo sobre a abordagem, estratégias, amostragem e procedimentos metodológicos; posteriormente, são apresentados os resultados da investigação de campo, permitindo uma aproximação da realidade que
configura os processos educativos. Nas considerações finais, são apresentadas as recomendações de ajustes de implementação do Programa, a partir dos pontos de destaques e dos nós críticos e desafios identificados.
Com esta avaliação, esperamos contribuir para a implantação do Pronera enquanto uma política pública de democratização do ensino no campo, subsidiando os gestores responsáveis nas decisões políticas,
pedagógicas e administrativo-financeiras para o prosseguimento deste programa.
Descrição:
PERIÓDO DA PESQUISA janeiro de 2003 a
março de 2003.
PESQUISADAOR RESPONSÁVEL: Marcia Regina de Oliveira Andrade e Maria Clara Di Pierro.
DEMAIS PESQUISADORES: Anamaria Santana da Silva (MS), Arlete Maria Feijó Saucides (RS, Eliano Sérgio Azevedo Lopes (SE), Erineu Foerste (ES), José Roberto Pereira (DF), Maria Regina Martins Cabral (MA),Marilsa Miranda de Souza (RO),Samuel Pereira Campos (PA),Severina Garcia de Araújo (RN.)
FONTE DE FINANCIMANENTO: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA