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Traçando o perfil de alunos e professores da EJA

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dc.contributor.author RIBEIRO, Vera Masagão
dc.date.accessioned 2009-05-25T19:12:20Z
dc.date.available 2009-05-25T19:12:20Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation RIBEIRO, Vera Masagão. Traçando o perfil de alunos e professores da EJA. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Diretoria de Orientação Técnica. Divisão de Educação de Jovens e Adultos. 2004. 36p. (Coleção Uma nova EJA para São Paulo, 3) en
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2310
dc.description Este caderno foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Divisão de Orientação Técnica da Educação de Jovens e Adultos DOT-EJA com a assessoria pedagógica da ONG Ação Educativa. COORDENAÇÃO EDITORIAL Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani Joana Alves da Silva. TEXTO Vera Masagão Ribeiro. COLABORAÇÃO Coordenação da pesquisa: Silvana Mussalim Construção dos instrumentos de pesquisa e elaboração do caderno: Cláudia Vóvio, Mayra Moura, Silvana Mussalim. Amostragem e trabalho de campo: Fernando. Valentim, Mayra Moura e Haydée Maria Lobo Dias. Elaboração de relatório técnico da pesquisa: Isabel de Almeida (Feusp), Maria Amélia do Rosário Santoro Franco (Unisantos) e Angela Maria Martins (FCC e Unisantos). REVISÃO DE TEXTO Solange Martins. REVISÃO DE CONTEÚDO Comissão Editorial da DOT-G. DIAGRAMAÇÃO E ARTE Selma Bertachini Pacheco. DIREITOS AUTORAIS SME – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo en
dc.description.abstract O terceiro caderno da Coleção Uma Nova EJA para São Paulo, “Traçando o perfil de alunos e professores da EJA”, traz uma síntese da pesquisa realizada durante o movimento da Reorganização e Reorientação Curricular da Educação de Jovens e Adultos (RRCEJA) na cidade de São Paulo. Esta pesquisa teve por objetivo fornecer dados para as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação (SME), propiciando ter uma visão abrangente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME). Estes dados indicam suas principais conquistas, problemas e elementos para a escolha de prioridades de intervenção nesta modalidade de ensino. Os profissionais que atuam na EJA já possuem conhecimentos sobre seus educandos e sobre as escolas onde atuam, conhecimentos estes baseados na experiência pessoal e nas trocas entre colegas, além de pesquisas realizadas na própria escola. Entretanto, a SME considerou importante contar com indicadores que pudessem ampliar este conhecimento sobre a EJA que temos, visando transformá-la. Lembramos que este caderno exige mais do que uma leitura individual por parte dos educadores; pressupõe uma reflexão coletiva para que se possa fazer a relação com a realidade local e, ainda, que toda a intervenção pedagógica carece de consensos entre educandos e educadores, tanto sobre as estratégias e às opções político-pedagógicas que podem ser viabilizadas na Educação de Jovens e Adultos. en
dc.format.extent 7320042 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Diretoria de Orientação Técnica. Divisão de Educação de Jovens e Adultos en
dc.title Traçando o perfil de alunos e professores da EJA en
dc.type Other en


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