Abstract:
O terceiro caderno da Coleção Uma Nova EJA para São Paulo, “Traçando o perfil de alunos e professores da EJA”, traz uma síntese da pesquisa realizada durante o movimento da Reorganização e Reorientação Curricular da Educação de Jovens e Adultos (RRCEJA) na cidade de São Paulo.
Esta pesquisa teve por objetivo fornecer dados para as equipes técnicas da Secretaria
Municipal de Educação (SME), propiciando ter uma visão abrangente da Educação de
Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME). Estes dados
indicam suas principais conquistas, problemas e elementos para a escolha de prioridades de intervenção nesta modalidade de ensino. Os profissionais que atuam na EJA já possuem conhecimentos sobre seus educandos
e sobre as escolas onde atuam, conhecimentos estes baseados na experiência pessoal e
nas trocas entre colegas, além de pesquisas realizadas na própria escola. Entretanto, a
SME considerou importante contar com indicadores que pudessem ampliar este
conhecimento sobre a EJA que temos, visando transformá-la. Lembramos que este caderno exige mais do que uma leitura individual por parte dos educadores; pressupõe uma reflexão coletiva para que se possa fazer a relação com a realidade local e, ainda, que toda a intervenção pedagógica carece de consensos entre educandos e educadores, tanto sobre as estratégias e às opções político-pedagógicas
que podem ser viabilizadas na Educação de Jovens e Adultos.
Description:
Este caderno foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Divisão de
Orientação Técnica da Educação de Jovens e Adultos DOT-EJA com a assessoria pedagógica da ONG Ação Educativa.
COORDENAÇÃO EDITORIAL
Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani
Joana Alves da Silva.
TEXTO
Vera Masagão Ribeiro.
COLABORAÇÃO
Coordenação da pesquisa: Silvana Mussalim
Construção dos instrumentos de pesquisa e elaboração do caderno: Cláudia Vóvio,
Mayra Moura, Silvana Mussalim.
Amostragem e trabalho de campo: Fernando. Valentim, Mayra Moura e Haydée Maria
Lobo Dias.
Elaboração de relatório técnico da pesquisa: Isabel de Almeida (Feusp), Maria Amélia
do Rosário Santoro Franco (Unisantos) e Angela Maria Martins (FCC e Unisantos).
REVISÃO DE TEXTO
Solange Martins.
REVISÃO DE CONTEÚDO
Comissão Editorial da DOT-G.
DIAGRAMAÇÃO E ARTE
Selma Bertachini Pacheco.
DIREITOS AUTORAIS
SME – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo