dc.contributor.advisor |
MACEDO, Miramy |
en |
dc.contributor.author |
BORDEST, Raquel Correia de Souza Leon |
|
dc.date.accessioned |
2009-03-31T19:20:38Z |
|
dc.date.available |
2009-03-31T19:20:38Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.identifier.citation |
BORDEST, Raquel Correia de Souza Leon. Educação Ambiental e os meios informativos: o caso do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso na Comunidade de Tarumã / Nossa Senhora do Livramento. 2003. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Mato Grosso. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador(a): Miramy Macedo. |
en |
dc.identifier.other |
enfa |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2280 |
|
dc.description |
Biblioteca Depositária: Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE |
en |
dc.description.abstract |
O Gasoduto Bolívia-Mato Grosso é utilizado no transporte de gás natural até a Usina Termoelétrica de Cuiabá, para a geração de energia elétrica. O local que escolhemos para realizar a nossa pesquisa é a comunidade denominada Tarumã, sub-distrito do Município de Nossa Senhora do Livramento, distante 20 Km de Cuiabá. O objetivo desse trabalho é identificar os moradores, verificar a visão da comunidade sobre o ambiente e a intervenção da implantação do gasoduto no local; as práticas educativas utilizadas para nortear o cotidiano dos habitantes com as alterações ambientais trazidas pelo empreendimento, tendo por base a identificação da forma da divulgação das informações repassadas à comunidade sobre o mesmo; para atingir esses objetivos, com proposta de Pesquisa Qualitativa, utilizamos o estudo de caso. Como principais procedimentos metodológicos, utilizamos a observação in loco, entrevistas, análise documental do material disponível e a sistemática do conhecimento que a comunidade tem sobre o gasoduto. A educação influencia diretamente na visão que os habitantes da comunidade possuem sobre o ambiente, e sobre os riscos que envolvem o gasoduto. A intranqüilidade gerada afeta diretamente a qualidade de vida daquelas pessoas, gerando a necessidade de se repensar sobre a prática de uma educação ambiental que beneficie seus destinatários na visão totalizante de meio e não que assegure apenas a preservação do patrimônio privado que envolve o empreendimento |
en |
dc.format.extent |
3595357 bytes |
|
dc.format.extent |
2574943 bytes |
|
dc.format.extent |
4032605 bytes |
|
dc.format.extent |
5153040 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Universidade Federal do Mato Grosso. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
en |
dc.title |
Educação Ambiental e os meios informativos: o caso do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso na Comunidade de Tarumã / Nossa Senhora do Livramento |
en |
dc.type |
Thesis |
en |