DSpace/Manakin Repository

Educação Ambiental e os meios informativos: o caso do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso na Comunidade de Tarumã / Nossa Senhora do Livramento

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor MACEDO, Miramy en
dc.contributor.author BORDEST, Raquel Correia de Souza Leon
dc.date.accessioned 2009-03-31T19:20:38Z
dc.date.available 2009-03-31T19:20:38Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation BORDEST, Raquel Correia de Souza Leon. Educação Ambiental e os meios informativos: o caso do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso na Comunidade de Tarumã / Nossa Senhora do Livramento. 2003. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Mato Grosso. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador(a): Miramy Macedo. en
dc.identifier.other enfa
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2280
dc.description Biblioteca Depositária: Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE en
dc.description.abstract O Gasoduto Bolívia-Mato Grosso é utilizado no transporte de gás natural até a Usina Termoelétrica de Cuiabá, para a geração de energia elétrica. O local que escolhemos para realizar a nossa pesquisa é a comunidade denominada Tarumã, sub-distrito do Município de Nossa Senhora do Livramento, distante 20 Km de Cuiabá. O objetivo desse trabalho é identificar os moradores, verificar a visão da comunidade sobre o ambiente e a intervenção da implantação do gasoduto no local; as práticas educativas utilizadas para nortear o cotidiano dos habitantes com as alterações ambientais trazidas pelo empreendimento, tendo por base a identificação da forma da divulgação das informações repassadas à comunidade sobre o mesmo; para atingir esses objetivos, com proposta de Pesquisa Qualitativa, utilizamos o estudo de caso. Como principais procedimentos metodológicos, utilizamos a observação in loco, entrevistas, análise documental do material disponível e a sistemática do conhecimento que a comunidade tem sobre o gasoduto. A educação influencia diretamente na visão que os habitantes da comunidade possuem sobre o ambiente, e sobre os riscos que envolvem o gasoduto. A intranqüilidade gerada afeta diretamente a qualidade de vida daquelas pessoas, gerando a necessidade de se repensar sobre a prática de uma educação ambiental que beneficie seus destinatários na visão totalizante de meio e não que assegure apenas a preservação do patrimônio privado que envolve o empreendimento en
dc.format.extent 3595357 bytes
dc.format.extent 2574943 bytes
dc.format.extent 4032605 bytes
dc.format.extent 5153040 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.format.mimetype application/pdf
dc.format.mimetype application/pdf
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal do Mato Grosso. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO AMBIENTAL en
dc.title Educação Ambiental e os meios informativos: o caso do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso na Comunidade de Tarumã / Nossa Senhora do Livramento en
dc.type Thesis en


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto