DSpace Repository

A educação ambiental e o projeto ecomunitarismo na cidade de Pelotas – RS: uma análise qualitativa de resultados

Show simple item record

dc.contributor.advisor VELASCO, Sírio Lopez en
dc.contributor.author SILVA, Paulo Ricardo Granada Correa da
dc.date.accessioned 2009-03-31T19:10:23Z
dc.date.available 2009-03-31T19:10:23Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation SILVA, Paulo Ricardo Granada Correa da. A educação ambiental e o projeto ecomunitarismo na cidade de Pelotas – RS: uma análise qualitativa de resultados. Rio Grande. 2006. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Orientador(a): Sirio Lopez Velasco. en
dc.identifier.other enfa
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2279
dc.description Biblioteca Depositária: Central da FURG e Biblioteca Setorial do PPGEA en
dc.description.abstract O presente trabalho de dissertação destinou-se a verificar os resultados obtidos com a proposta do projeto Ecomunitarismo da Universidade Católica de Pelotas, junto à Comunidade São Gonçalo, na cidade de Pelotas-RS, durante seus sete anos de existência. Esse trabalho de educação não formal, que nos conduziu à correlata linha de pesquisa no MEA (EANF), possui como meta, também, fortalecer uma área ainda carente de Educação Ambiental que é a avaliação de projetos ainda em desenvolvimento, com o objetivo de apreciar o que foi conseguido, ou não, para, dessa forma, poder colaborar na correção dos rumos. Para tanto, construímos uma base teórica referente ao Ecomunitarismo. Em seguida, averiguou-se qual era a proposta do projeto ecomunitarismo na cidade de Pelotas, e, a partir de depoimentos dados pelos participantes, promotores (aplicadores) do projeto e membros da comunidade São Gonçalo, foi indagado o que pretendiam, bem como o que fizeram e o que acham que conseguiram. Finalmente, realizamos uma verificação entre o que propõe a teoria ecomunitarista e aquilo que o projeto estava ou não conseguindo fazer, no caso específico da comunidade São Gonçalo. A referida comunidade São Gonçalo, pelas condições sociais de que era dotada, representava em sua totalidade aquilo a que Marx denominava de Lupemproletariat,ou seja, o lixo de todas as classes, o trabalho pedagógico, desenvolvido pela UCPel, de desvelamento crítico da realidade e de ação transformadora sobre essa comunidade, conseguiu resgata-la da condição de lumpesinato a que estava imersa. Considerou-se, finalmente, que de uma comunidade que se submetia a resignação solícita, pela condição de alienação sociocultural, na qual se encontrava mergulhada, a roubar-lhe o processo de humanização imposta pelo sistema dominate, passa à ação transformadora de sua realidade. Todavia, há que referenciar a carência do aporte teórico da teoria do ecomunitarismo e o temor de que a comunidade, sem o norte regulador que este representa, no dizer de Velasco, possa ficar andando em círculos, mesmo diante das melhores intenções. en
dc.format.extent 3284513 bytes
dc.format.extent 4035927 bytes
dc.format.extent 5153040 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.format.mimetype application/pdf
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental en
dc.subject EDUCAÇÃO AMBIENTAL en
dc.subject ECOLOGIA SOCIAL en
dc.title A educação ambiental e o projeto ecomunitarismo na cidade de Pelotas – RS: uma análise qualitativa de resultados en
dc.type Thesis en


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context