Abstract:
O presente trabalho tem como proposta a reflexão sobre a trajetória do pesquisador em um projeto interinstitucional de educação ambiental realizado no Pantanal mato-grossense. Intitulado "Educação Ambiental como prática sustentável da comunidade pantaneira" ou simplesmente Projeto Mimoso, abordou distintas linhas de pesquisa, sendo a nossa em particular, a questão dos resíduos sólidos e a compostagem, inserida na práxis educativa, que consagra a relação dialética entre a prática e a teoria. A opção pelo tema revelou a complexidade que o problema do lixo representa em uma área rural pantaneira pertencente a Bacia do rio Cuiabá, onde situa-se o distrito de Mimoso no município de Santo Antônio de Leverger - MT. A comunidade local, ainda que contribua relativamente pouco para a produção dos resíduos sólidos, sofre com o aumento do problema na região, através de dejetos advindos também de outras localidades pelo rio Cuiabá, poluindo as baías e rios próximos a Mimoso. O envolvimento de outros atores sociais, como turistas e pescadores amadores que visitam (invadem) a região, aliado à ineficaz ação do município na gestão ambiental, corroboram para o agravamento da situação. Ao ancorarmos o trabalho na visão biorregionalista, sublinhamos a importância de se buscar o conhecimento local através da análise do impacto dos resíduos sólidos, privilegiando as narrativas regionais. O desafio, portanto, é compreender e valorizar as percepções da comunidade quanto à problemática dos resíduos sólidos na biorregião pantaneira, encorajando seus membros a uma postura crítica e participativa, através da dialogicidade necessária à construção do processo educativo, tendo como ponto de partida a escola local.