DSpace/Manakin Repository

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MEIO VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO ENSINO BÁSICO INTERAGINDO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor XAVIER, Rosely Perez pt_BR
dc.contributor.author PINHEIRO, Karen Mendonça pt_BR
dc.coverage.spatial SC pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-18T23:56:47Z
dc.date.available 2009-03-18T23:56:47Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2232
dc.description B.U. pt_BR
dc.description.abstract ESTA PEQUISA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, PRETENDE INVESTIGAR COMO O CONHECIMENTO SE CONSTRÓI NA INTERAÇÃO ENTRE SEIS ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, TRÊS DE UMA ESCOLA PARTICULAR, LOCALIZADA NA CIDADE DE CURITIBA (PR), E TRÊS DE OUTRA ESCOLA PARTICULAR, LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS (SC), INTERAGINDO EM UMA SALA DE BATE PAPO DA INTERNET SOBRE O TEMA ORIENTAÇÃO SEXUAL. VISA AINDA ANALISAR A VIABILIDADE DESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NAS EXTENSÕES DE SALA DE AULA NA TENTATIVA DE APROXIMAR O VIRTUAL E O PRESENCIAL E ABRIR NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DO PROFESSOR E PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O FOCO PROPOSTO PARA A ANÁLISE FOI DIRECIONADO AO TIPO DE INFORMAÇÃO QUE OS ALUNOS COMPARTILHAM E A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NESSA INTERAÇÃO; AO TRATAMENTO DADO À SEXUALIDADE; A COMO AS MÁXIMAS OU PRINCÍPIOS CONVERSACIONAIS COOPERATIVOS MANIFESTAM-SE NO DISCURSO DOS INTERAGENTES E, POR ÚLTIMO, À AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA. OS DADOS FORAM ANALISADOS A LUZ DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY E DOS PRINCÍPIOS COOPERATIVOS PROPOSTOS POR GRICE. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALAS DE BATE PAPO É PROPORCIONADA PELA POSSIBILIDADE DO INTERAGENTE REFLETIR SOBRE OS PRÓPRIOS PENSAMENTOS E OPINIÕES COM BASE NAS INFORMAÇÕES COMPARTILHADAS POR OUTROS INTERAGENTES. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OCORRE ATRAVÉS DA INTERAÇÃO MÚTUA QUE PROPORCIONA DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE NOVOS CONCEITOS. pt_BR
dc.format.extent 436288 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.subject APRENDIZAGEM pt_BR
dc.subject COMPUTADOR pt_BR
dc.subject AMBIENTE VIRTUAL pt_BR
dc.subject.other JOVENS, MÍDIA E TIC pt_BR
dc.subject.other MÍDIA - Apropriações, usos e representações pt_BR
dc.title A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MEIO VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO ENSINO BÁSICO INTERAGINDO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto