Abstract:
TEÓRICOS DA COMUNICAÇÃO E DA EDUCAÇÃO APONTAM QUE A IMAGEM DA TELEVISÃO ATUA COMO UM ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O HOMEM E SEU IMAGINÁRIO, E A PARTIR DESSE MOMENTO VAI TRANSFORMANDO A VIDA COTIDIANA EM UM MUNDO DE FANTASIAS. COM ISSO, O TELESPECTADOR PODE CRIAR NECESSIDADES ARTIFICIAIS QUANDO SE ENVOLVE COM DESEJOS E SATISFAÇÕES QUE O MUNDO REAL DO COTIDIANO SE ENCARREGAM DE TORNÁ-LOS IMPRATICÁVEIS. COM BASE NESSE PRESSUPOSTO, A PESQUISA INVESTIGA A INTENCIONALIDADE POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO CONTEÚDO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS SUPERPOSITIVO, DA REDE BANDEIRANTES, E PROGRAMA LIVRE, DO SBT. OS PROGRAMAS SÃO DIRIGIDOS PARA O PÚBLICO JOVEM E SÃO EXIBIDOS À NOITE NAS DUAS EMISSORAS DE CANAIS ABERTOS. O ESTUDO CONSTATA QUE A INFLUÊNCIA DESSA PROGRAMAÇÃO TANTO PODE CONCORRER PARA A SOCIABILIDADE COMO PARA AÇÕES ANTI-SOCIAIS. MESMO DISCUTINDO TEMAS SEMELHANTES, OS PROGRAMAS TÊM LINGUAGENS DIFERENTES. E É ATRAVÉS DE PESQUISA QUALITATIVA INTERPRETATIVA QUE O ESTUDO BUSCA ANALISAR DE QUE FORMA O CONTEÚDO DESSES PROGRAMAS TELEVISIVOS SÃO TRABALHADOS, UMA VEZ QUE A PROPOSTA, O FORMATO E A LINGUAGEM DOS PRODUTOS PESQUISADOS ESTÃO ORGANIZADOS PARA TRANSMITIR VALORES MORAIS E, CONSEQUENTEMENTE, OFERECER MODELOS DE IDENTIFICAÇÃO. ANTES DE ANALISAR O CONTEÚDO DOS DOIS PROGRAMAS, O ESTUDO ABORDA A IMPLANTAÇÃO DA TELEVISÃO NO BRASIL APONTANDO COMO ESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, DESDE OS ANOS 50 DO SÉCULO XX, VEM INTRODUZINDO A CULTURA ESTRANGEIRA, ESPECIALMENTE A AMERICANA, NO NOSSO COTIDIANO. E A AMERICANIZAÇÃO DA CULTURA TEVE COMO PRIMEIRA CONQUISTA OS JOVENS. E AINDA HOJE A TELEVISÃO CONTINUA UTILIZANDO ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS PARA CONQUISTAR AUDIÊNCIA E TRANSMITIR VALORES DE CONSUMO. ISSO FICA CLARO NAS IMAGENS E NAS MENSAGENS PRODUZIDAS PELO SUPERPOSITIVO E PELO PROGRAMA LIVRE. AS CENAS REVELAM O MODELO DOS JOVENS PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS E COMO ELES SE COMPORTAM E DISCUTEM TEMAS CONTEMPORÂNEOS. O ESTUDO NÃO TEM A PRETENSÃO DE JULGAR SE A PLATÉIA É MENOS OU MAIS SOLIDÁRIA OU ÉTICA EM RELAÇÃO A JOVENS QUE NÃO TÊM ACESSO A ESSE ENTRETENIMENTO. O OBJETIVO DA PESQUISA É APONTAR O QUE LEVA AS PESSOAS A SE ENVOLVEREM PELA LINGUAGEM E PELAS MENSAGENS DA TELEVISÃO, QUE É CONSIDERADA UM DOS MAIS INFLUENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DO BRASIL.