Abstract:
A PESQUISA CONSISTE EM UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE UM ÍCONE DA INDÚSTRIA CULTURAL QUE MUITO AFETA O COMPORTAMENTO, A FORMAÇÃO DE VALORES E A PERCEPÇÃO ESTÉTICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. ESTE PRODUTO DA MÍDIA IMPRESSA, TELEVISIVA, CINEMATOGRÁFICA E COMPUTACIONAL INTITULADO SUPER HERÓI INTERFERE DE FORMA NEGATIVA NA FORMAÇÃO DOS JOVENS DEVIDO A SUA PRESENÇA EXCESSIVA NA PROGRAMAÇÃO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, INSTRUMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO ALIENANTE EM NOSSOS DIAS, QUE PROMOVEM TAIS PERSONAGENS A UMA FIGURA MODELAR MESMO TRATANDO-SE DE EXEMPLOS VIOLENTOS. A EDUCAÇÃO DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA É UM PROBLEMA RELEVANTE VISTO QUE O GOSTO INFANTO-JUVENIL PELO "BELO IDEALIZADO" E REPRESENTADO POR ESTES ÍCONES TORNOU-SE HEGEMÔNICO. A CRIATIVIDADE É COMPROMETIDA POR SE RESTRINGIR APENAS A REPRODUÇÕES E CÓPIAS DESTES ÍDOLOS DO UNIVERSO ARTÍSTICO. A QUESTÃO COMPORTAMENTAL É OBSERVADA NA INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM OS JOGOS DE GUERRA (GAMES) AO VIVENCIAREM DINÂMICAS PROPOSTAS PELAS AVENTURAS DOS PERSONAGENS; SÃO BATALHAS CONTRA O INIMIGO, LUTAS CONTRA O MAL, FAVORECENDO UM MODELO EDUCATIVO COM BASE NA ESTRUTURA DO CONFLITO. A FORMAÇÃO DE VALORES É ABORDADA NA RELAÇÃO DO HOMEM COM A MÁQUINA, A TECNOLOGIA E OS NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, PROMOVENDO UMA VERDADEIRA LUTA PELA AUTOPROMOÇÃO INTERMEDIADA POR IMAGENS, TRANSFORMANDO O HOMEM EM OBJETO COMERCIALIZÁVEL E O MITO OU ELEMENTO DIVINATÓRIO EM MERO INSTRUMENTO DE ALIENAÇÃO E REGRESSÃO, ELEVANDO OS SUPER HERÓIS AO PATAMAR DE "NOVOS DEUSES".