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A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR RAZÕES QUE DÊEM SUPORTE PARA UMA EDUCAÇÃO QUE TOME A PUBLICIDADE E SUAS MENSAGENS, SEJAM COMERCIAIS OU POLÍTICAS, COMO OBJETOS DE ESTUDO EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO QUE ESTA PODE SER A CHAVE QUE ABRE AS PORTAS DA REFLEXÃO SOBRE O SIGNIFICADO DO CONSUMO NA SOCIEDADE E NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, FAZENDO AS ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS A UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E À EMANCIPAÇÃO QUE PERMITIRÁ AOS JOVENS TOMAREM CONTA DAS PRÓPRIAS VIDAS. CONSIDERAMOS QUE A EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS, OU MÍDIA-EDUCAÇÃO, É UMA MISSÃO URGENTE DA SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE DA ESCOLA, NESTE MOMENTO EM QUE A GLOBALIZAÇÃO DESCONTROLADA E TODOS OS SEUS DESDOBRAMENTOS GERAM CONSEQÜÊNCIAS SÉRIAS SOBRE OS SERES HUMANOS, INCLUÍDOS OU EXCLUÍDOS DO MERCADO DE CONSUMO. PARA ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS, CONSTRUÍMOS TRABALHO COM BASE EM AUTORES QUE DISCUTEM AS INFLUÊNCIAS DA EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO, INCLUÍDA AÍ A PUBLICIDADE, SOBRE A GLOBALIZAÇÃO DA CULTURA (MATTELART, BELLONI, CANCLINI) E SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES (GIDDENS, HALL), PASSANDO PELOS TEÓRICOS DA ESCOLA DE FRANKFURT QUE, ENTRE OUTROS TANTOS, DISCUTEM AS COMPLEXAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE INDIVÍDUOS, SOCIEDADE E MÍDIA. BUSCAMOS, TAMBÉM, EM AUTORES QUE ESTUDAM A RECEPÇÃO E AS MEDIAÇÕES NA ATUALIDADE E TRAÇAM UMA RELAÇÃO DESSAS COM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS PARA A LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS E DE SUAS MENSAGENS, COMO OROZCO, BUCKINGHAM, BELLONI E MUITOS OUTROS, OS SUBSÍDIOS PARA INVESTIGAR O COMPORTAMENTO, AS OPINIÕES E A FORMA COMO ADOLESCENTES DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS SE APROPRIAM DAS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS INSERIDAS NAS PROGRAMAÇÕES MIDIÁTICAS E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO, A CIDADANIA E A POLÍTICA. SENDO ESTE O ÁPICE DESTE TRABALHO, UMA VEZ QUE FOMOS A CAMPO PARA ESTA INVESTIGAÇÃO. |
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