Repositorio Dspace

CONSUMO E CIDADANIA: A PUBLICIDADE E A EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor BELLONI, Maria Luiza pt_BR
dc.contributor.author GOIDANICH, Maria Elisabeth pt_BR
dc.coverage.spatial SC pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-18T23:56:41Z
dc.date.available 2009-03-18T23:56:41Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2204
dc.description BU; PPGE pt_BR
dc.description.abstract A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR RAZÕES QUE DÊEM SUPORTE PARA UMA EDUCAÇÃO QUE TOME A PUBLICIDADE E SUAS MENSAGENS, SEJAM COMERCIAIS OU POLÍTICAS, COMO OBJETOS DE ESTUDO EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO QUE ESTA PODE SER A CHAVE QUE ABRE AS PORTAS DA REFLEXÃO SOBRE O SIGNIFICADO DO CONSUMO NA SOCIEDADE E NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, FAZENDO AS ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS A UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E À EMANCIPAÇÃO QUE PERMITIRÁ AOS JOVENS TOMAREM CONTA DAS PRÓPRIAS VIDAS. CONSIDERAMOS QUE A EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS, OU MÍDIA-EDUCAÇÃO, É UMA MISSÃO URGENTE DA SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE DA ESCOLA, NESTE MOMENTO EM QUE A GLOBALIZAÇÃO DESCONTROLADA E TODOS OS SEUS DESDOBRAMENTOS GERAM CONSEQÜÊNCIAS SÉRIAS SOBRE OS SERES HUMANOS, INCLUÍDOS OU EXCLUÍDOS DO MERCADO DE CONSUMO. PARA ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS, CONSTRUÍMOS TRABALHO COM BASE EM AUTORES QUE DISCUTEM AS INFLUÊNCIAS DA EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO, INCLUÍDA AÍ A PUBLICIDADE, SOBRE A GLOBALIZAÇÃO DA CULTURA (MATTELART, BELLONI, CANCLINI) E SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES (GIDDENS, HALL), PASSANDO PELOS TEÓRICOS DA ESCOLA DE FRANKFURT QUE, ENTRE OUTROS TANTOS, DISCUTEM AS COMPLEXAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE INDIVÍDUOS, SOCIEDADE E MÍDIA. BUSCAMOS, TAMBÉM, EM AUTORES QUE ESTUDAM A RECEPÇÃO E AS MEDIAÇÕES NA ATUALIDADE E TRAÇAM UMA RELAÇÃO DESSAS COM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS PARA A LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS E DE SUAS MENSAGENS, COMO OROZCO, BUCKINGHAM, BELLONI E MUITOS OUTROS, OS SUBSÍDIOS PARA INVESTIGAR O COMPORTAMENTO, AS OPINIÕES E A FORMA COMO ADOLESCENTES DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS SE APROPRIAM DAS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS INSERIDAS NAS PROGRAMAÇÕES MIDIÁTICAS E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO, A CIDADANIA E A POLÍTICA. SENDO ESTE O ÁPICE DESTE TRABALHO, UMA VEZ QUE FOMOS A CAMPO PARA ESTA INVESTIGAÇÃO. pt_BR
dc.format.extent 873343 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.subject MÍDIA-EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject CONSUMO pt_BR
dc.subject PUBLICIDADE E IDENTIDADE pt_BR
dc.subject CIDADANIA pt_BR
dc.subject.other JOVENS, MÍDIA E TIC pt_BR
dc.subject.other MÍDIA - Apropriações, usos e representações pt_BR
dc.title CONSUMO E CIDADANIA: A PUBLICIDADE E A EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto