DSpace Repository

JORNALISMO E EDUCAÇÃO: DA INVENÇÃO DA REALIDADE À FORMAÇÃO DE JOVENS

Show simple item record

dc.contributor.advisor CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro pt_BR
dc.contributor.author FORECHI, Marcilene pt_BR
dc.coverage.spatial ES pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-18T23:56:37Z
dc.date.available 2009-03-18T23:56:37Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2187
dc.description BIBLIOTECA DA UFES pt_BR
dc.description.abstract O DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE A REALIDADE DOS JOVENS DAS CLASSES POPULARES ENVOLVIDOS COM FATOS VIOLENTOS LEGITIMA CERTAS MANEIRAS DE PENSAR E ORIENTA, POR PRODUZIR SENTIDOS SOBRE A VIOLÊNCIA E SOBRE OS JOVENS, AS AÇÕES PARA COMBATER A VIOLÊNCIA. ESSA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE O JORNALISMO COMO CONHECIMENTO E SOBRE A EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA AMPLA QUE INCLUI OS PROCESSOS SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS PRESENTES NA SOCIEDADE. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA DE JULHO A NOVEMBRO DE 2005, COM UM GRUPO DE JOVENS MORADORES DO BAIRRO JACARAÍPE, NA SERRA, CONSIDERADO UM DOS 10 COM MAIOR ÍNDICE DE HOMICÍDIOS DO MUNICÍPIO. TAMBÉM FOI REALIZADA UMA PESQUISA ENVOLVENDO REPORTAGENS DE UM JORNAL DIÁRIO E ENTREVISTAS COM JORNALISTAS. A PERSPECTIVA TEÓRICA DESSE TRABALHO REJEITA A IDÉIA DO JORNALISMO COMO ESPELHO DA REALIDADE E PROPÕE PENSÁ-LO COMO CONSTRUÇÃO. DESSA FORMA, É POSSÍVEL SITUÁ-LO COMO UM PROCESSO EDUCATIVO NÃO FORMAL, QUE INTERPENETRA OS DEMAIS CAMPOS SOCIAIS MODIFICANDO O ESTATUTO DA PERCEPÇÃO. A PARTIR DAS ANÁLISES, FOI POSSÍVEL ESTABELECER UM PARALELO ENTRE AS CONCEPÇÕES DE JUVENTUDE PRESENTES NA IMPRENSA E A PERCEPÇÃO QUE OS JOVENS TÊM DA SUA PRÓPRIA REALIDADE E DA REALIDADE CONSTRUÍDA NAS PÁGINAS DO JORNAL. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O JOVEM DAS CLASSES POPULARES RETRATADO NAS MATÉRIAS SOBRE VIOLÊNCIA É VISTO PELA IMPRENSA COMO UM SUJEITO AUTÔNOMO, DESCONTEXTUALIZADO DE SUA REALIDADE IMEDIATA E QUE TEM SUA JUVENTUDE LIGADA UNICAMENTE À SUA IDADE. UMA DAS PISTAS ENCONTRADAS AO FINAL DO TRABALHO FOI A POSSIBILIDADE DE CONSIDERAR A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA COMO UM DOS ELEMENTOS MEDIADORES DA REALIDADE E, ASSIM, INSERI-LO NAS PROPOSTAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FORMAL. pt_BR
dc.format.extent 1332719 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO pt_BR
dc.subject JORNALISMO pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject MEDIAÇÃO pt_BR
dc.subject CONHECIMENTO pt_BR
dc.subject.other JOVENS, MÍDIA E TIC pt_BR
dc.subject.other MÍDIA - Outros pt_BR
dc.title JORNALISMO E EDUCAÇÃO: DA INVENÇÃO DA REALIDADE À FORMAÇÃO DE JOVENS pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context