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HÁ DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NOS NÍVEIS DE FLUÊNCIA DIGITAL ENTRE OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PORTO ALEGRE EM FUNÇÃO DE SUAS DIFERENTES CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES, CONECTIVIDADE E SOCIABILIDADE. UTILIZAMOS UMA AMOSTRA DE 430 CASOS OBTIDOS EM 19 ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COM O OBJETIVO DE MAPEAR AS RELAÇÕES TECIDAS NA REDE DE INTERAÇÕES ENTRE AGENTES HUMANOS E NÃO-HUMANOS QUE COMPÕEM O ENTORNO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO. PARA RECONSTITUIRMOS AS MÚLTIPLAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, UTILIZAMOS A IDÉIA DE REDE SOCIOTÉCNICA, PRINCIPALMENTE, NO QUE SE REFERE A INTERESSES POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS DOS GRUPOS ENVOLVIDOS, EVITANDO, SOBRETUDO, À LUZ DE TAL ABORDAGEM, A DIMENSÃO MERAMENTE INSTRUMENTAL DA CIÊNCIA. TRABALHAMOS COM MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA O ESTABELECIMENTO DE INDICADORES DE ACESSIBILIDADE, USABILIDADE, INTERCONECTIVIDADE, SOCIABILIDADE E FLUÊNCIA NO USO DO SUPORTE INFORMÁTICO. O CONCEITO WEBERIANO DE TIPO IDEAL SERVIU DE SUBSÍDIO À CONSTRUÇÃO DE PARÂMETROS DE ANÁLISE. COM O USO DESTE APORTE METODOLÓGICO-CONCEITUAL ESTABELECEMOS DISTÂNCIAS EXISTENTES ENTRE OS DIFERENTES PONTOS DESSA REDE DE INTERAÇÕES. OS INDICADORES PERMITIRAM IDENTIFICAR SETE NÍVEIS DISTINTOS DE FLUÊNCIA DIGITAL ENTRE OS ALUNOS, SENDO DOIS RELACIONADOS À ACESSIBILIDADE (NÃO FLUENTES I E II), DOIS À USABILIDADE DO SUPORTE E DA INTERNET (NÃO FLUENTES III E IV) E TRÊS RELATIVOS AO NÍVEL DE DOMÍNIO QUE ESTES POSSUEM COM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SUPORTE INFORMÁTICO (FLUENTE NO SUPORTE INFORMÁTICO, FLUENTE POTENCIAL, FLUENTE NO USO DO SUPORTE INFORMÁTICO E DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO). |
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