dc.description.abstract |
O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AMPLIAR A REFLEXÃO ACERCA DO JOVEM EXPOSTO À SITUAÇÃO DE EMPOBRECIMENTO, MAIS ESPECIFICAMENTE O MORADOR DA COMUNIDADE CHICO MENDES, EM FLORIANÓPOLIS, COM BASE NA ANÁLISE DE SUAS IDENTIDADES E DE SUAS RELAÇÕES COM O SABER FORMAL ESCOLA REGULAR E COM O SABER INFORMAL FORMAS ASSOCIATIVAS E ONG. NESTE PROCESSO, ASPECTOS COMO SUA AUTORIA NA CRIAÇÃO DE RAP E DO LIVRO , A LUDICIDADE E O HUMOR QUE DEPOSITAM NOS ESPAÇOS INFORMAIS DEMARCAM FORTE MOTIVAÇÃO E UMA RELAÇÃO APURADA COM O SABER, AO PASSO QUE NA ESCOLA, APESAR DE CONSIDERAREM IMPORTANTE ESTUDAR PARA MELHORAR DE VIDA , O MAIOR MOTIVADOR É A CONVIVIALIDADE. OS DADOS COLETADOS DÃO VISIBILIDADE AO FATO DE QUE OS JOVENS DA PESQUISA CONSTROEM SABERES SIGNIFICATIVOS NA INFORMALIDADE, INCLUSIVE AO BUSCAREM ESPAÇOS NAS ESCOLAS REGULARES, POR SE ASSUMIREM SUJEITOS DE DIREITOS, DIALOGANTES, INTERLOCUTORES, CONSTRUTORES DE ALTERNATIVAS, VIVENCIANDO A EXPERIÊNCIA DA RESISTÊNCIA CULTURAL, ESTANDO MOBILIZADOS COMO SERES HISTÓRICOS QUE SE CONSTROEM CONSTRUINDO COM OS OUTROS. |
pt_BR |