Abstract:
ESTE TRABALHO VISOU INVESTIGAR A INCLUSÃO SOCIAL DO DEFICIENTE VISUAL EM SOROCABA, SÃO PAULO, TENDO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES QUE, NA INCLUSÃO SOCIAL, O ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO É IMPORTANTE E A EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL NESSA CONQUISTA. PAUTADOS NESSES PRINCÍPIOS, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DE DADOS ESTATÍSTICOS REFERENTES ÀS MATRÍCULAS DOS ALUNOS INCLUÍDOS NAS CLASSES REGULARES E DOS ALUNOS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO. ENTREVISTAMOS REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO E DAS INSTITUIÇÕES QUE ATENDEM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, BUSCANDO DADOS E DOCUMENTOS QUE SINALIZASSEM AS AÇÕES QUE TÊM SIDO DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO COM ESSE OBJETIVO. TAMBÉM FORAM ENTREVISTADOS SEIS DEFICIENTES VISUAIS COM A INTENÇÃO DE INVESTIGAR, NO ENTENDIMENTO DE CADA UM, O QUE ESSAS AÇÕES TÊM REPRESENTADO EM SUAS VIDAS E DANDO-LHES ESPAÇO PARA APONTAREM AQUILO QUE CONSIDERAM MAIS IMPORTANTE NA ELIMINAÇÃO, OU PELO MENOS, NA REDUÇÃO DAS BARREIRAS QUE DIFICULTAM A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM SOROCABA, SÃO PAULO. A MAIORIA DESTACOU A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E CONSIDERA QUE A INCLUSÃO ESCOLAR É UM AVANÇO, MAS QUE ALÉM DE GARANTIR A MATRÍCULA AO DEFICIENTE NA CLASSE REGULAR, HÁ NECESSIDADE DE MELHOR PREPARAR OS PROFESSORES PARA RECEBÊ-LOS E PROVIDENCIAR MATERIAIS E RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE POSSAM FACILITAR O PROCESSO DA APRENDIZAGEM. TAMBÉM FOI APONTADA A NECESSIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO MAIS ATUANTE, QUE PROMOVA A PROFISSIONALIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E QUE ELA POSSA SER O ELO COM AS EMPRESAS, CONSCIENTIZANDO E ESCLARECENDO SEUS DIRIGENTES SOBRE AS REAIS POSSIBILIDADES DE TRABALHO DOS DEFICIENTES VISUAIS, ATUALMENTE CONTRATADOS, NA MAIOR PARTE DAS VEZES, APENAS PARA CUMPRIR UMA EXIGÊNCIA LEGAL.