Resumen:
ESTA PESQUISA TEM FOCO NAS RELAÇÕES ENTRE A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, SENDO QUE O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO ABRANGE AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UNICID COMO ESPAÇO FORMATIVO. NESSE SENTIDO, ASSUMIU-SE COMO OBJETIVO ANALISAR OS OLHARES DE ESTUDANTES DV EM RELAÇÃO À BIBLIOTECA, IDENTIFICANDO DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA COMO UM ESPAÇO FORMATIVO. O REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO PRIVILEGIOU INCURSÕES SOBRE O LIVRO, PROCESSO DE LEITURA, A FORMAÇÃO DO LEITOR E SUAS RELAÇÕES COM A BIBLIOTECA, DESTACANDO-SE NESTA SEUS MOVIMENTOS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO E SUA FUNÇÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ABRANGERAM A CONTEXTUALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO E SUA HISTÓRIA EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS DE INCLUSÃO, BEM COMO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO A 21 GRADUANDOS DEFICIENTES VISUAIS QUE FREQÜENTAM A REFERIDA BIBLIOTECA DA UNICID. NO TOCANTE À ANÁLISE DOS DADOS, PROCUROU-SE ANALISAR AS DIMENSÕES RELATIVAS AOS SIGNIFICADOS EMERGENTES NAS MANIFESTAÇÕES DOS ESTUDANTES. OS RESULTADOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DE FATORES COMO ATENÇÃO, COMPREENSÃO, ACOLHIMENTO NO ÂMBITO DA RELAÇÃO PROFESSORES-ALUNO, ALÉM DA IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DA PRÁTICA DA LINGUAGEM BRAILLE PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E A INTEGRAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA SOCIEDADE. DESTACA-SE, TAMBÉM, QUE A AUSÊNCIA DE MATERIAL ADAPTADO DIFICULTOU MUITO O CONTATO COM OS LIVROS. OS ESTUDANTES RECONHECERAM A BIBLIOTECA COMO UM ESPAÇO FORMATIVO, SINALIZANDO PONTOS FORTES E NÓS CRÍTICOS NO QUE SE REFERE ÀS ATIVIDADES REALIZADAS NO DECORRER DO CURSO DE GRADUAÇÃO. OBSERVA-SE, DESSA MANEIRA, QUE A GESTÃO DA BIBLIOTECA REQUER REAVALIAÇÃO DAS POSTURAS DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NESSE ESPAÇO, MEDIANTE AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA. OS DADOS PARECEM REFORÇAR O PRESSUPOSTO DE QUE A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA PODE SIGNIFICAR UM CAMINHO A SERVIÇO DA DIMINUIÇÃO E SUPERAÇÃO DAS DIFERENÇAS, FORTALECENDO A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E PARTICIPANDO DA REDE DE AÇÕES COMPROMETIDAS COM A INCLUSÃO SOCIAL.