Abstract:
ESTE TRABALHO, FUNDAMENTADO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET, TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR QUE IDÉIAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TÊM A CERCA DOS SEUS PRÓPRIOS DIREITOS, SE ESSAS IDÉIAS EVOLUEM COM A IDADE, BEM COMO ESTABELECER UMA COMPARAÇÃO ENTRE A COMPREENSÃO DA NOÇÃO DE DIREITO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE DIFERERENTES NÍVEIS SOCIOECONÔMICOS. PARA TANTO, FORAM ENTREVISTADOS UTILIZANDO-SE O MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO, SESSENTA SUJEITOS DE 8 A 17 ANOS, DA CIDADE DE CAMPINAS, A CERCA DE 4 HISTÓRIAS, CADA QUAL APRESENTANDO UM PROBLEMA OU CONFLITO ENVOLVENDO UM CERTO DIREITO (EDUCAÇÃO, ALIMENTAÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA MAUS TRATOS). OS RESULTADOS QUE A COMPROEENSÃO DOS DIREITOS, A SUA VIOLAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS CONCEBIDAS PARA A SUA DEFESA OU GARANTIA PROGIDEM SEGUNDO A IDADE DOS SUJEITOS. EM RELAÇÃO AOS NÍVEIS SOCIECONÔMICOS, NÃO FOI ENCONTRADA RELAÇÃO DE SIGNIFICÂNCIA.