DSpace Repository

JOVEM ALUNO TRABALHADOR DO ENSINO MÉDIO: A ARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO

Show simple item record

dc.contributor.advisor SANTOS, Eloisa Helena pt_BR
dc.contributor.author DIAS, Deise De Souza pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:38:04Z
dc.date.available 2009-03-14T18:38:04Z
dc.date.issued 2000 pt_BR
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2058
dc.description BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO CONSTITUI UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO QUE OS JOVENS ALUNOS TRABALHADORES ESTABELECEM ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, EM BELO HORIZONTE, JUNTO A ALUNOS TRABALHADORES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, DO CURSO PROFISSIONALIZANTE DE PROCESSAMENTO DE DADOS E DO CURSO CIENTÍFICO, DE FORMAÇÃO GERAL. DESTACO A ESCOLA E O TRABALHO ENQUANTO ESPAÇOS QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DESSES JOVENS, SEM, NO ENTANTO, DESCONHECER AS CONTRIBUIÇÕES DOS DEMAIS ESPAÇOS NOS QUAIS ELES ESTÃO INSERIDOS. PARA PERCEBER A SUBJETIVIDADE PRESENTE NO PROCESSO DE TRABALHO, TRATO-O A PARTIR DA SUA DIMENSÃO CONCRETA. A ESCOLA, POR SUA VEZ, É ABORDADA COMO ESPAÇO SÓCIO-CULTURAL. PROCURO A DINÂMICA COTIDIANA NESSES ESPAÇOS, INDO ALÉM DAS DETERMINAÇÕES SOCIAIS E ENFATIZANDO A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS. DISCUTO O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA PARA DESTACAR A VIVÊNCIA DOS ALUNOS TRABALHADORES, CONSIDERANDO AS SUAS ESPECIFICIDADES ENQUANTO JOVENS. A ANÁLISE INDICA QUE O TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UMA NECESSIDADE PARA OS JOVENS, APARECENDO MUITO PRECOCEMENTE EM SUAS VIDAS. MAS APESAR DE TEREM QUE TRABALHAR, OS JOVENS, SUJEITOS DESTA PESQUISA, PERMANECERAM ESTUDANDO. NA ATUALIDADE, ELES TÊM SE DEPARADO COM AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSA A SOCIEDADE, QUE AFETAM O MUNDO DO TRABALHO E FAZEM DEMANDAS À EDUCAÇÃO, PARA QUE ELA FORME O TRABALHADOR DENTRO DO PERFIL DESEJADO PELO EMPRESARIADO. AINDA QUE O CAPITAL PRETENDA A COMPLETA DOMINAÇÃO DOS TRABALHADORES, ELES CONSEGUEM ESCAPAR A ELA. NO PROCESSO DE CONCILIAÇÃO TRABALHO/ESCOLA, OS JOVENS, AINDA QUE TAMBÉM FAÇAM "USO DE SI PELOS OUTROS", DEPARAM-SE COM A POSSIBILIDADE DE FAZEREM "USO DE SI POR SI MESMOS". ASSIM, ELES COLOCAM EM TRABALHO O SABER, ATRAVÉS DA ARTICULAÇÃO, EM SI MESMOS, DE AMBAS AS ATIVIDADES. pt_BR
dc.format.extent 1048576 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject.other JOVENS, ESCOLA E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other ESCOLA E TRABALHO - os jovens e a escola noturna pt_BR
dc.title JOVEM ALUNO TRABALHADOR DO ENSINO MÉDIO: A ARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context