Repositorio Dspace

AS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA VIVENCIADAS PELOS ALUNOS, JOVENS E ADULTOS, NO ENSINO NOTURNO DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS-RJ, E SUAS INFLUÊNCIAS NO TRABALHO PROFISSIONAL

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes De pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Kátia Dumard Da pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:37:56Z
dc.date.available 2009-03-14T18:37:56Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2023
dc.description CFCH pt_BR
dc.description.abstract ESTA PESQUISA INVESTIGA QUAIS SÃO AS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA VIVENCIADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO NOTURNO, JOVENS E ADULTOS, E O QUANTO ESSAS INFLUENCIAM OU NÃO NA ESCOLHA E NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS DISCENTES. O ESTUDO DE CASO FOI O PROCEDIMENTO ADOTADO E VOLTOU-SE PARA ALUNOS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS - RJ. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM REALIZADOS TRÊS QUESTIONÁRIOS QUE, POSTERIORMENTE, FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SE DEU NA CONFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, QUE VALORIZA O RESPEITO AO CONHECIMENTO TRAZIDO PELO ALUNO PARA A ESCOLA E A NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA BASEADA NA AÇÃO E NO DIÁLOGO, E CORNELIUS CASTORIADIS, QUE DESTACA A RELAÇÃO DO FAZER/REPRESENTAR VENDO, NESTA, A MANUTENÇÃO DE UMA SOCIEDADE QUE PERMITE A COMUNICAÇÃO DE SEUS INDIVÍDUOS, OBJETIVANDO UMA INSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA. OS RESULTADOS OBTIDOS SUGEREM QUE OS DISCENTES TENDEM A NÃO PERCEBER QUE A ESCOLHA E A PRÁTICA PROFISSIONAL NÃO ESTÃO DIRETAMENTE ATRELADAS AO CONHECIMENTO ESCOLAR SISTEMATIZADO, E QUE, SUAS HABILIDADES, PESSOAL E PROFISSIONAL, PODEM SER, TAMBÉM, APERFEIÇOADAS EM CURSOS EXTRACURRICULARES. QUANDO ALMEJAM AVANÇAR EM SEUS ESTUDOS, O FAZEM MOTIVADOS PELO CONSUMISMO VIGENTE OU PELA EXIGÊNCIA DO MERCADO DE TRABALHO E NÃO POR ACREDITAREM NA ESCOLA COMO UM ESPAÇO PARA A TROCA DE CONHECIMENTOS E, CONSEQÜENTEMENTE, UMA INFLUÊNCIA DETERMINANTE EM SEU COTIDIANO. pt_BR
dc.format.extent 264922 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pt_BR
dc.subject ENSINO NOTURNO pt_BR
dc.subject.other JOVENS, ESCOLA E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other ESCOLA E TRABALHO - os jovens e a escola noturna pt_BR
dc.title AS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA VIVENCIADAS PELOS ALUNOS, JOVENS E ADULTOS, NO ENSINO NOTURNO DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS-RJ, E SUAS INFLUÊNCIAS NO TRABALHO PROFISSIONAL pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto