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ESTUDEI AS CONTRADIÇÕES DA VIDA E DO TRABALHO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE ? RS. CONHECENDO E COMPREENDENDO COMO VIVEM OS ALUNOS EGRESSOS, QUAL O SIGNIFICADO QUE ATRIBUEM AO ESTUDO E AO TRABALHO E AS POSSIBILIDADES QUE ESTA EDUCAÇÃO PROPORCIONOU NA ORGANIZAÇÃO DA VIDA MATERIAL DOS MESMOS. ESTUDEI, TAMBÉM, O CAMINHAR HISTÓRICO DA EJA SUA CONTEXTUALIZAÇÃO EM NÍVEL LOCAL, REGIONAL E NACIONAL SUSTENTADOS PELA HISTORICIDADE DA LEGISLAÇÃO PARA PODER COMPREENDE-LA. MINHA INTENÇÃO NÃO É APENAS CONHECER, COMPREENDER ESTA REALIDADE DE MANEIRA MAIS PROFUNDA, MAS A LUZ DOS RESULTADOS, ELABORAR UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO QUE VENHA ATENDER OS ANSEIOS E AS NECESSIDADES DESTA POPULAÇÃO ESPECIFICA, E ASSIM, POSSIBILITANDO ALGUMAS MELHORIAS EM SUA VIDA E TRABALHO. MINHA INVESTIGAÇÃO É DE NATUREZA QUALITATIVA, DIALÉTICA MATERIALISTA, UM ESTUDO DE CASO. A POPULAÇÃO E A AMOSTRA SE CONSTITUÍRAM DE ALUNOS EGRESSOS DO ENSINO SUPLETIVO DE 1º GRAU, ATUALMENTE, ENSINO FUNDAMENTAL ? MODALIDADE EJA, ENTRE 1990 E 1995. A COLETA DE INFORMAÇÕES SE DEU, FUNDAMENTALMENTE, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. A DESCRIÇÃO, INTERPRETAÇÃO, EXPLICAÇÃO E COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES SE CONSTITUÍRAM EM MOMENTOS ESPECÍFICOS. NUM PRIMEIRO MOMENTO, CATEGORIZEI AS INFORMAÇÕES (DEPOIMENTOS DOS ALUNOS EGRESSOS) EMPIRICAMENTE EM TRÊS CATEGORIAS QUE ESTÃO CORRELACIONADAS, MAS FUNDAMENTADAS PELO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA: A VIDA, O TRABALHO E A ESCOLA. A PARTIR DAÍ TENTEI SISTEMATIZAR O TRABALHO UTILIZANDO AS CATEGORIAS CENTRAIS DO MATERIALISMO DIALÉTICO E O HISTÓRICO. A ANÁLISE DESTE FENÔMENO EM SUA TOTALIDADE APRESENTOU EM SUA ESSÊNCIA CONTRADIÇÕES MATERIALIZADAS NA VIDA DESSES EGRESSOS DA EJA, PRINCIPALMENTE EM SUAS CONDIÇÕES DE LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA, ATRAVÉS DO TRABALHO. OS ALUNOS EM SUAS FALAS COLOCAM A NECESSIDADE DO ESTUDO PARA SE MANTEREM NO TRABALHO, PARA ARRUMAREM EMPREGO, PARA SOBREVIVEREM E TEREM VIDA DIGNA. E APONTAM QUE A EJA MODIFICOU AS SUAS VIDAS EM VÁRIOS ASPECTOS, MENOS NA CONDIÇÃO PRIORITÁRIA, QUE É O ASPECTO ECONÔMICO. NESSES DEPOIMENTOS FORAM POSSÍVEIS PERCEBER QUE AS CONTRADIÇÕES PRESENTES EM SUAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO, BEM COMO O SEU SIGNIFICADO, SÃO PROFUNDAS E DE DIFÍCIL SUPERAÇÃO INDIVIDUAL, PRINCIPALMENTE, POR SEREM CONTRADIÇÕES QUE SE FAZEM PRESENTES NUM CONTEXTO ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL SINGULAR, QUE DETERMINAM AS CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA DAS PESSOAS EM GERAL, E QUE PARA SOBREVIVEREM TEM QUE SER TRABALHADORES QUE VENDEM, A ÚNICA COISA QUE AINDA LHES RESTAM, SUA FORÇA DE TRABALHO. E QUE SÃO USADOS PELO SISTEMA CAPITALISTA, SENDO ASSIM, AJUDAM A MANTER COM SUAS CARACTERÍSTICAS MAIS ESSENCIAIS A EXPLORAÇÃO DESTE TRABALHADOR PARA OBTER MAIS LUCRO, E ASSIM, GERAR MAIS MERCADORIAS, GERAR MAIS CAPITAL. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS APRESENTO UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA AS ESCOLAS DE EJA, E EM ESPECIAL A ESCOLA EM ESTUDO, COMO UMA POSSIBILIDADE PARA OS JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES. MESMO SENDO UTÓPICA É UMA SEMENTE DE ESPERANÇA LANÇADA AOS OLHOS DAQUELES PROFESSORES QUE NÃO ESTÃO CONTENTES COM A FORMA QUE A SOCIEDADE ESTÁ ORGANIZADA E COMO ESTA DETERMINA O TIPO DE CURRÍCULO QUE OS TRABALHADORES SE FORMAM. POR QUÊ CONSIDERO FUNDAMENTAL QUE A ESCOLA SISTEMATIZE UMA POLÍTICA PARA ESSES ESTUDANTES, RECONHECENDO A SUA SINGULARIDADE DE TRABALHADOR. |
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