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TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA: A QUESTÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL

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dc.contributor.advisor ROMERO, Carlos Cortez pt_BR
dc.contributor.author BASTOS, Juliana Curzi pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:37:55Z
dc.date.available 2009-03-14T18:37:55Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2018
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL UFJF pt_BR
dc.description.abstract ESTE TRABALHO PROCUROU INVESTIGAR A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DA CIDADE DE JUIZ DE FORA, VISANDO, PRINCIPALMENTE, OBSERVAR SE AS SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS FORAM, DE FATO, CONCRETIZADAS. CONSIDERANDO QUE A EFETIVAÇÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL DEPENDE DE VÁRIOS FATORES QUE INTERFEREM NO PERCURSO DE VIDA DESSES JOVENS, ESTA PESQUISA PROCUROU INVESTIGAR QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIARAM A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DOS JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO QUE FORAM DETERMINANTES PARA A EFETIVAÇÃO OU NÃO DE SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS.CONHECER OS FATORES QUE INTERFEREM NA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DE JOVENS ORIUNDOS DO ENSINO PÚBLICO SE TORNA FUNDAMENTAL PARA QUE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (OP) COMPREENDAM QUE AS ESCOLHAS NÃO ACONTECEM LIVREMENTE, MAS SÃO CONDICIONADAS POR FATORES MAIS ABRANGENTES, QUE MUITAS VEZES SUPERAM A QUESTÃO DO SIMPLES PROJETO INDIVIDUAL.ESTE ESTUDO SE REFERE À RELAÇÃO MAIS AMPLA ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO, UTILIZANDO-SE DE UM REFERENCIAL TEÓRICO DE BASE SÓCIO-HISTÓRICA, QUE APONTA PARA A INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO SENTIDO DE IDENTIFICAR E COMPREENDER AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES QUE INFLUENCIAM A QUESTÃO DA EFETIVAÇÃO DAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS.COM ESTE PROPÓSITO, FORAM ENTREVISTADOS 10 EGRESSOS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, QUE CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO NO ANO DE 1997, ASSIM COMO TAMBÉM FORAM ENTREVISTADOS OS SEUS PAIS. FOI SEGUIDO UM ROTEIRO DE ENTREVISTAS QUE ABORDOU OS PRINCIPAIS PONTOS DAS TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS DESSES EGRESSOS, ALÉM DE SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DOS FATORES QUE PODERIAM INFLUENCIAR NESSAS TRAJETÓRIAS. AS ENTREVISTAS FORAM SUBMETIDAS Á ANÁLISE DE CONTEÚDO.AS CONCLUSÕES DESSA DISSERTAÇÃO INDICAM QUE OS DETERMINANTES SÓCIO-ECONÔMICOS REPRESENTAM O PRINCIPAL OBSTÁCULO PARA A CONCRETIZAÇÃO DAS OPÇÕES PROFISSIONAIS DOS SUJEITOS. NESSE SENTIDO, É PRECISO RELATIVIZAR O TERMO ESCOLHA PROFISSIONAL , VISTO QUE OS JOVENS PERTENCENTES ÀS CLASSES SUBALTERNAS, DENTRO DE UMA SOCIEDADE CAPITALISTA, POSSUEM GRAUS MUITO LIMITADOS DE LIBERDADE DE ESCOLHA, POIS SUA CONDIÇÃO DE CLASSE MUITAS VEZES OS LEVA A PERCORRER CAMINHOS EM QUE A NECESSIDADE SUPERA A PRÓPRIA VONTADE. pt_BR
dc.format.extent 934817 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA pt_BR
dc.subject TRAJETÓRIA EDUCACIONAL pt_BR
dc.subject TRAJETÓRIA PROFISSIONAL pt_BR
dc.subject.other JOVENS, ESCOLA E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other ESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovens pt_BR
dc.title TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA: A QUESTÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL pt_BR


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