dc.contributor.advisor |
COSTA, Anita Aline Albuquerque |
pt_BR |
dc.contributor.author |
MENEZES, Joselene Estácio De |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
PE |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:37:55Z |
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dc.date.available |
2009-03-14T18:37:55Z |
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dc.date.issued |
2003 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2003 |
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dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
SERVIÇO SOCIAL |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
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dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2016 |
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dc.description |
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ESTE ESTUDO INVESTIGA A RELAÇÃO ENTRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE E A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, BEM COMO O SIGNIFICADO QUE ISTO ASSUME PARA O ALUNO DO CEFET-AL, TENDO COMO ELEMENTO MEDIADOR O PROGRAMA BOLSA DE TRABALHO. ESTE TEM COMO OBJETIVO PROPICIAR MEIOS AO ALUNO QUE POSSAM CUSTEAR SUA VIDA ESCOLAR E CONTRIBUIR PARA O SEU DESENVOLVIMENTO SÓCIO-EDUCACIONAL. O ESTUDO APRESENTA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, ATUALMENTE DETERMINADA PELOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS ESTRUTURAIS ATRAVÉS DAS ORIENTAÇÕES MERCADOLÓGICAS DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL, LEVANDO A POPULAÇÃO A UMA CRESCENTE EXCLUSÃO SOCIAL. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, UTILIZAMOS ELEMENTOS EMPÍRICOS ATRAVÉS DAS ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA. O LEVANTAMENTO DOS DADOS QUANTITATIVOS FOI REALIZADO ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO, APLICADO A 115 BOLSISTAS DE TRABALHO O QUAL VIABILIZOU O PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POPULAÇÃO PESQUISADA. A ABORDAGEM QUALITATIVA POSSIBILITOU MAIOR APROFUNDAMENTO NA ANÁLISE DOS DADOS, ONDE FORAM ENTREVISTADOS 08 BOLSISTAS COM MAIS DE UM ANO NO PROGRAMA E CURSANDO AS DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO. NO REFERIDO ESTUDO FICOU EVIDENCIADO QUE O PROCESSO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS SOCIAIS, TEM IMPOSSIBILITADO A EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE, EMBORA SE RECONHEÇA QUE, ARTICULADA AO PROCESSO EDUCATIVO, POSSIBILITE MEIOS DE INCLUSÃO SOCIAL E DE EXERCÍCIO DE CIDADANIA, CONTRIBUINDO PARA QUE O ALUNO SEJA INSERIDO NÃO SÓ NO ESPAÇO ESTUDANTIL, MAS ARTICULADO AOS SEGMENTOS POLÍTICO, SOCIAL E CULTURAL. |
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dc.format.extent |
340976 bytes |
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dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
pt_BR |
dc.subject |
POLITICA DE ASSISTENCIA AO ESTUDANTE |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS, ESCOLA E TRABALHO |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnico |
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dc.title |
A POLITICA DE ASSISTENCIA AO ESTUDANTE: A BOLSA DE TRABALHO COMO INSTRUMENTO DE DIREITO PARA FORMAÇÃO DO ALUNO DO CEFET- AL |
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