DSpace/Manakin Repository

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS: UM REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES DE INGRESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor FIOD, Edna Garcia Maciel pt_BR
dc.contributor.author MATIAS, Irlene Dos Santos pt_BR
dc.coverage.spatial SC pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:37:54Z
dc.date.available 2009-03-14T18:37:54Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2011
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL pt_BR
dc.description.abstract O ENSINO TÉCNICO ADQUIRIU MAIOR IMPORTÂNCIA A PARTIR DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES APESAR DE SUA PERSPECTIVA MORALIZADORA E DE "FORMAÇÃO DO CARÁTER PARA O TRABALHO". NO ENTANTO, NO BRASIL, AS MUDANÇAS EMPREENDIDAS DESDE O MODELO AGROEXPORTADOR COMERCIAL, ATÉ O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO, URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO CONDUZIRAM A ALTERAÇÕES SUBSTANCIAIS COM RELAÇÃO A ESSA MODALIDADE DE ENSINO. ASSIM, ESTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO ENSINO TÉCNICO NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS, COMO UMA FORMA DE EDUCAÇÃO QUE POSSIBILITE ÀS CLASSES MENOS PRIVILEGIADAS SOCIALMENTE CONDIÇÕES DE ACESSO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUALIFICADA E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO. INVESTIGA, NO ENSINO TÉCNICO, O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO DO ALUNO. ESTE ESTUDO EFETIVOU-SE NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS (ETFAM), ONDE BUSCARAM-SE DADOS QUANTITATIVOS DE ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS E DADOS DE APROVAÇÃO, REPROVAÇÃO E ABANDONO, PARA COMPREENDER O PROCESSO DE SELETIVIDADE DO ENSINO NESSA INSTITUIÇÃO. EM CONCLUSÃO, APONTA QUE A INSTITUIÇÃO É SELETIVA, E ESSA SELETIVIDADE SE CONFIGURA EM MEIO A FATORES INTRA E EXTRA-ESCOLARES. pt_BR
dc.format.extent 655206 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA pt_BR
dc.subject SELETIVIDADE pt_BR
dc.subject ACESSO À EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject PERMANÊNCIA pt_BR
dc.subject.other JOVENS, ESCOLA E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other ESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnico pt_BR
dc.title CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS: UM REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES DE INGRESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto