Resumo:
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO SUSCITADOS PELA BANDA DO ROCK LEGIÃO URBANA EM INDIVÍDUOS QUE ESTABELECEM CONTATO COM SUA PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM MOMENTOS DISTINTOS. SURGIDA EM 1982, EM BRASÍLIA, E TORNANDO-SE, POSTERIORMENTE, UMA DAS PRINCIPAIS BANDAS DO QUE CONVENCIONOU CHAMAR "ROCK BRASILEIRO DOS ANOS 80", A LEGIÃO URBANA ENCERROU SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA EM 1996, DEPOIS DA MORTE DE SEU VOCALISTA E LETRISTA RENATO RUSSO. NO ENTANTO, SUAS CANÇÕES CONTINUAM FONTES DE RECONHECIDA IDENTIFICAÇÃO POR PARTE DOS JOVENS QUE CONHECERAM A BANDA APÓS O SEU TÉRMINO. INTERPRETAR AS CARACTERÍSTICAS CENTRAIS DA OBRA, BEM COMO OS MOTIVOS PELOS QUAIS ELA SE PROPAGA PARA ALÉM DOS LIMITES DE SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA, CONSTITUI OUTRO OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO. ALÉM DISSO, O TRABALHO MOSTRA COMO SE ESTABELECE A IDENTIDADE DE LEGIONÁRIO, CONSTRUÍDA E COMPARTILHADA PELOS FÃS DA BANDA, DEMONSTRANDO, ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DOS FÃS, A IMPORTÂNCIA QUE AS CANÇÕES ASSUMEM NA CONSTITUIÇÃO DE SUAS EXPERIÊNCIAS E SUBJETIVIDADES. AS ANÁLISES REALIZADAS CONCENTRAM-SE, AINDA, NAS REPRESENTAÇÕES DOS LEGIONÁRIOS A RESPEITO DE RENATO RUSSO. COM ISSO, DIMENSIONA-SE O PAPEL OCUPADO PELO ÍDOLO NA TRANSMISSÃO DE EXPERIÊNCIAS PARA OS JOVENS, BEM COMO NO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE AUTOCONHECIMENTO, AMBOS MEDIADOS PELAS LETRAS DA CANÇÃO. POR FIM, VERIFICA-SE COMO OS FÃS RECORREM A REPRESENTAÇÕES POSITIVAS PARA EXPLICAR A ADMIRAÇÃO EM RELAÇÃO AO ARTISTA., NEGANDO A IMAGEM ESTEREOTIPADA QUE O SENSO COMUM ATRIBUI ÀS RELAÇÕES SOCIAIS EXISTENTES ENTRE FÃS E ÍDOLOS.