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ESTAÇÃO ADOLESCÊNCIA : IDENTIDADES NA ESTÉTICA DO CONSUMO

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dc.contributor.advisor FISCHER, Rosa Maria Bueno pt_BR
dc.contributor.author VITELLI, Celso pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:37:09Z
dc.date.available 2009-03-14T18:37:09Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1991
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DAS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS QUE VÊM PRODUZINDO DIFERENTES VISÕES DE IMPORTANTES CONCEITOS, DENTRE OS QUAIS DESTACO OS DE IDENTIDADE, CULTURA, CONSUMO, ESTÉTICA, ADOLESCÊNCIA E ARTE. FAZ-SE A ABORDAGEM DESSES CONCEITOS, RELACIONADOS ENTRE SI, TENDO COMO CENTRO DA DISCUSSÃO O ADOLESCENTE. O ESTUDO PROCURA TRAZER O COTIDIANO ADOLESCENTE PARA O CENTRO DA CENA, VALORIZANDO TODA AÇÃO E FALA, COMO POSSÍVEIS DE INVESTIGAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA, CONSIDERANDO A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS QUE MARCAM O TEMPO E O ESPAÇO PRESENTES. PARA REALIZAR A ANÁLISE DOS DADOS COLHIDOS ATRAVÉS DOS 280 QUESTIONÁRIOS ESCRITOS E 6 ENTREVISTAS LIVRES COM ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS, DE CLASSE MÉDIA E ALTA, DE DUAS ESCOLAS DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE PORTO ALEGRE, UTILIZEI-ME PRINCIPALMENTE DA PERSPECTIVA TEÓRICA DE JEAN BAUDRILLARD, NÉSTOR CANCLINI E STUART EWEN. DESTA FORMA, OS CONCEITOS DE CULTURA, DE CIDADANIA, CONSUMO, ESTÉTICA E ARTE SÃO ABORDADOS, DISCUTIDOS E REVISTOS NO INTERIOR DAS ANÁLISES DOS DEPOIMENTOS. DENTRO DE UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA, ESTE ESTUDO APONTA PARA A PRESENÇA DAS DIFERENTES IDENTIDADES CONSTITUÍDAS EM RELAÇÃO A ESTE PÚBLICO ESPECÍFICO, E QUE VÊM SE ALTERANDO E FORMANDO CONFORME O SURGIMENTO DE NOVAS "TRIBOS". A INVESTIGAÇÃO REVELOU UM COTIDIANO SOCIAL, NO QUAL A ADOLESCÊNCIA É CELEBRADA EM NOSSA CULTURA, AO MESMO TEMPO EM QUE É INTERPELADA POR UMA SOCIEDADE FORTEMENTE VOLTADA PARA O CONSUMO, O QUE INTERFERE NA CONCEPÇÃO DE VALORES SOCIAIS E CULTURAIS, PRODUZIDOS E REPRODUZIDOS CONSTANTEMENTE. ESTÃO PRESENTES TAMBÉM, NO CAMINHO INVESTIGATIVO DESTA PESQUISA, DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE ARTE NA CONTEMPORANEIDADE, TENDO COMO REFERÊNCIA PRINCIPAL OS DEPOIMENTOS DOS/DAS ADOLESCENTES. OS VALORES SOCIAIS SÃO DISCUTIDOS SOB UMA ÓTICA QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, TAMBÉM INFLUENCIA A FORMAÇÃO DO JOVEM ADOLESCENTE, ALTERA E PROPÕE CONCEPÇÕES DE GOSTO, CONSUMO E ESTÉTICA, BEM COMO A VALORIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA. TAIS CONCEPÇÕES PERMITEM UMA AMPLA REVISÃO DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. pt_BR
dc.format.extent 3084590 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject IDENTIDADE pt_BR
dc.subject ADOLESTENTES pt_BR
dc.subject CONSUMO pt_BR
dc.subject ESTÉTICA pt_BR
dc.subject COTIDIANO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE, LAZER, CONSUMO E SOCIABILIDADE pt_BR
dc.title ESTAÇÃO ADOLESCÊNCIA : IDENTIDADES NA ESTÉTICA DO CONSUMO pt_BR


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