Abstract:
ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DAS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS QUE VÊM PRODUZINDO DIFERENTES VISÕES DE IMPORTANTES CONCEITOS, DENTRE OS QUAIS DESTACO OS DE IDENTIDADE, CULTURA, CONSUMO, ESTÉTICA, ADOLESCÊNCIA E ARTE. FAZ-SE A ABORDAGEM DESSES CONCEITOS, RELACIONADOS ENTRE SI, TENDO COMO CENTRO DA DISCUSSÃO O ADOLESCENTE. O ESTUDO PROCURA TRAZER O COTIDIANO ADOLESCENTE PARA O CENTRO DA CENA, VALORIZANDO TODA AÇÃO E FALA, COMO POSSÍVEIS DE INVESTIGAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA, CONSIDERANDO A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS QUE MARCAM O TEMPO E O ESPAÇO PRESENTES. PARA REALIZAR A ANÁLISE DOS DADOS COLHIDOS ATRAVÉS DOS 280 QUESTIONÁRIOS ESCRITOS E 6 ENTREVISTAS LIVRES COM ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS, DE CLASSE MÉDIA E ALTA, DE DUAS ESCOLAS DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE PORTO ALEGRE, UTILIZEI-ME PRINCIPALMENTE DA PERSPECTIVA TEÓRICA DE JEAN BAUDRILLARD, NÉSTOR CANCLINI E STUART EWEN. DESTA FORMA, OS CONCEITOS DE CULTURA, DE CIDADANIA, CONSUMO, ESTÉTICA E ARTE SÃO ABORDADOS, DISCUTIDOS E REVISTOS NO INTERIOR DAS ANÁLISES DOS DEPOIMENTOS. DENTRO DE UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA, ESTE ESTUDO APONTA PARA A PRESENÇA DAS DIFERENTES IDENTIDADES CONSTITUÍDAS EM RELAÇÃO A ESTE PÚBLICO ESPECÍFICO, E QUE VÊM SE ALTERANDO E FORMANDO CONFORME O SURGIMENTO DE NOVAS "TRIBOS". A INVESTIGAÇÃO REVELOU UM COTIDIANO SOCIAL, NO QUAL A ADOLESCÊNCIA É CELEBRADA EM NOSSA CULTURA, AO MESMO TEMPO EM QUE É INTERPELADA POR UMA SOCIEDADE FORTEMENTE VOLTADA PARA O CONSUMO, O QUE INTERFERE NA CONCEPÇÃO DE VALORES SOCIAIS E CULTURAIS, PRODUZIDOS E REPRODUZIDOS CONSTANTEMENTE. ESTÃO PRESENTES TAMBÉM, NO CAMINHO INVESTIGATIVO DESTA PESQUISA, DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE ARTE NA CONTEMPORANEIDADE, TENDO COMO REFERÊNCIA PRINCIPAL OS DEPOIMENTOS DOS/DAS ADOLESCENTES. OS VALORES SOCIAIS SÃO DISCUTIDOS SOB UMA ÓTICA QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, TAMBÉM INFLUENCIA A FORMAÇÃO DO JOVEM ADOLESCENTE, ALTERA E PROPÕE CONCEPÇÕES DE GOSTO, CONSUMO E ESTÉTICA, BEM COMO A VALORIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA. TAIS CONCEPÇÕES PERMITEM UMA AMPLA REVISÃO DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.