Resumo:
FAZENDO FESTA, CRIANDO HISTÓRIA(S) E CONTANDO ESTÓRIA(S): O DOZE EM OURO PRETO, MG. ESTA DISSERTAÇÃO TRAZ UMA ABORDAGEM DA FESTA A PARTIR DA SUA CAPACIDADE DE LIGAR PESSOAS E GRUPOS. PARA TANTO, FAZ-SE UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ANTROPÓLOGOS E SOCIÓLOGOS QUE LIDARAM COM ESSA TEMÁTICA E TOMA-SE COMO OBJETO EMPÍRICO A FESTA DO DOZE EM OURO PRETO, MINAS GERAIS. UM QUADRO HISTÓRICO GERAL SOBRE A ESCOLA DE MINAS (LUGAR DE ORIGEM DA FESTA) É TRAÇADO, DESDE A SUA FUNDAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS, E É MOSTRADA A REDE DE RELAÇÕES QUE O DOZE PROPORCIONA ENTRE ALUNOS, EX-ALUNOS, ESCOLA E REPÚBLICAS, E A ASSOCIAÇÃO, MUITAS VEZES CONFLITUOSA, ENTRE TRADIÇÃO E MODERNIDADE, O QUE APARECE, DE MODO RECORRENTE, NA FALA DOS EX-ALUNOS, COMO UMA TENTATIVA DE MANTER INTACTA UMA HISTÓRIA/ESTÓRIA SAGRADA E GLORIOSA.