Resumo:
DISCUTE TEMAS QUE EVIDENCIAM AS RELAÇÕES DE INTERDEPENDENCIA ENTRE OS CORPOS/SUJEITOS E AS CONFIGURAÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS DAS CIDADES, EM DISTINTOS MOMENTOS DA HISTÓRIA DAS SOCIEDADES OCIDENTAIS. CONSIDERA A CIDADE COMO ESPAÇO SOCIAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO É AMPLIADO PARA A DINÂMICA DA VIDA CULTURAL, INCORPORANDO OS RELACIONAMENTOS SOCIAIS QUE OCORREM PARA ALÉM DAS PRÁTICAS CONCEBIDAS PARA GERAR APRENDIZAGENS. CONSIDERA QUE O CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA E DA MUNDIALIZAÇÃO DA CULTURA CARACTERIZA AS FORMAS SOCIAIS E OS SENTIDOS CULTURAIS DAS CIDADES CONTEMPORÂNEAS. AS RELAÇÕES ENTRE GLOBALIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO CULTURAL ORIGINAM FORMAS CULTURAIS HÍBRIDAS, TORNANDO MAIS COMPLEXOS OS PROCESSOS SOCIAIS EDUCATIVOS. APRESENTA OS DADOS DA PESQUISA DE CAMPO, REVELANDO OS RELACIONAMENTOS DOS JOVENS EM SEUS GRUPOS DE LAZER NA CIDADE DE ANGRA DOS REIS-RJ, QUE POLARIZA AS REPRESENTAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE NATURAL EXUBERANTE E O CONTEXTO CULTURAL URBANO. AS OPÇÕES DE LAZER NA CIDADE ENCONTRAM- SE FORTEMENTE DETERMINADAS POR RELAÇÕES DE MERCADO. NOS GRUPOS DE LAZER SÃO VIVIDOS RITUAIS DE SOCIABILIDADE QUE EVIDENCIAM ESTILOS E SENTIDOS CULTURAIS DE ATITUDES COMPARTILHADAS. CONCLUI PELA NECESSÁRIA INVENÇÃO DE RITUAIS CULTURAIS PÚBLICOS QUE FAVOREÇAM O ENCONTRO ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS DA JUVENTUDE, COMO FORMA DE AMPLIAÇÃO DA SOLIDARIEDADE SOCIAL E FORTALECIMENTO DA CULTURA PÚBLICA DEMOCRÁTICA.